terça-feira, 28 de maio de 2013

Mensagem
É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores,
mesmo correndo o risco de perder tudo,
do que permanecer estático,como os pobres de espírito,
que não lutam, mas também não vencem,
que não conhecem a dor da derrota,
nem a glória de ressurgir dos escombros. 
Esses pobres de espírito,
ao final de sua jornada na Terra,
não agradecem a Deus por terem vivido,
mas desculpam-se perante Ele,
por terem apenas passado pela vida.

(Bob Marley)

Simprobac divulgou o balanço financeiro do mês de abril
O Conselho Fiscal se reuniu novamente com a diretoria do SIMPROBAC para análise das contas da entidade referentes ao mês de abril de 2013. Após análise, as contas foram aprovadas pelos membros do referido conselho.
O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador das contas do SIMPROBAC. É composto pelos professores Vicente Marques de Oliveira, Petrônio Amorim Bastos e Lilian Gomes Jardim.
Além das reuniões periódicas com o Conselho Fiscal, a nova diretoria da entidade disponibilizará o balanço financeiro mensal a seus associados.
O balanço financeiro completo e a ata da reunião de aprovação estão disponíveis neste blog, na página Prestação de Contas.

Momento Simprobac: um dos programas de rádio mais ouvidos em Barra do Choça


O Simprobac vem ampliando o diálogo entre a categoria e a comunidade. Nesse processo, há quatro anos, a entidade possui um programa de rádio, o Momento Simprobac.
Discutindo as questões educacionais locais e outros temas de interesse da comunidade, o programa vem crescendo em audiência e em participação dos ouvintes.
Então, para se manter informado das principais questões educacionais, ouça o programa de rádio Momento Simprobac. Às segundas-feiras, das 13h às 14h, na Rádio Nova Dimensão FM.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Um balanço da Campanha Salarial 2013
    A campanha salarial dos professores municipais de Barra do Choça foi iniciada com muita turbulência, tendo em vista a indisposição da administração em iniciar as negociações. Desta vez, além do reajuste salarial de 15%, a categoria lutava pela aprovação de projetos de quatro projetos de lei que garantiam direitos aos professores: Regulamentação da Avaliação de Desempenho, Mudança de Nível, Gratificações do 1° ao 3° ano, Regulamentação da Atividade Complementar.
Realizada a primeira rodada de negociação, a categoria decidiu pela suspensão das paralisações, uma vez que o prefeito Oberdan havia apresentado uma proposta para a categoria. Desse modo, os professores refizeram  a proposta de reajuste salarial que foi reduzida para 12%. Também, reafirmou a necessidade de aprovação dos quatro projetos de lei neste ano.
    Na segunda rodada de negociação, o prefeito Oberdan não se dispôs a avançar em nenhum dos pontos. Isso obrigou a categoria a retomar as paralisações parciais.
Ainda insatisfeita com as propostas da administração apresentadas na terceira rodada de negociação, a categoria aprovou o indicativo de greve e manutenção das paralisações.
No entanto, de forma desrespeitosa, a administração decidiu encerrar as negociações. Tal fato obrigou a categoria a intensificar as mobilizações.
    Essas mobilizações foram importantes, pois contribuíram para a presença do prefeito Oberdan na assembleia, no dia 10 de maio, a qual a categoria deflagraria a greve por tempo indeterminado. Além do prefeito, e secretários de educação e administração, a comunidade se fez presente e acompanhou as discussões. Diante dos inúmeros questionamentos da categoria, o prefeito Oberdan acatou as reivindicações e a assembleia aprovou o fim da campanha salarial 2013.

Veja como ficou o acordo entre Simprobac e a administração:

·    Concessão de reajuste salarial de 9%, com data base em abril.
·   Regulamentação da Lei da Atividade complementar e implementação da mesma no mês de maio.
·  Redução do tempo para mudança de nível para seis meses, a partir de julho, período em que será aprovada a lei.
· Discussão dos projetos de lei (criação do nível V no plano de carreira, avaliação de desempenho, gratificações do 1° ao 3° ano) a partir do mês de julho e enviou dos mesmos para aprovação na Câmara de Vereadores no mês de dezembro de 2013.

    O Simprobac avalia de forma positiva a campanha salarial 2013, uma vez que a categoria se mostrou motivada para as mobilizações, fato esse que responsável pelo sucesso da mesma. Assim, a diretoria do sindicato agradece os professores pelo empenho na luta e, desde já, a reforça a necessidade de mesma permanecer unida a fim de lutar pelos seus direitos e construir um educação de qualidade.
Também agradece à comunidade pelo apoio prestado aos professores.  Apoio este que também contribuiu para o sucesso da campanha
a Câmara de Vereadores pelo interesse e empenho nas discussões, o que demonstra uma comprometimento com a educação do município.
   Por fim, o simprobac parabeniza a administração pela sensibilidade em atender as reivindicações da categoria e se coloca a disposição para futuras discussões, uma vez que o objetivo maior do é construção de uma educação de qualidade e valorização dos profissionais da educação.
Com seis salas interditadas, Colégio Dária Viana de Queiroz funciona de forma precária
        Foto: Anderson Oliveira

   Após o desabamento do telhado de uma das salas de aula, uma parte do Colégio Dário Viana passou por uma vistoria técnica e teve seis salas de aula interditadas. Para não interromper o andamento do ano letivo, optou-se pelo funcionamento da escola de forma improvisada.Os estudantes que tiveram suas salas interditadas estão sendo obrigados a estudarem em locais improvisados como sala de professores, sala de informática, sala de vídeo. Além disso, ocorreu a junção de duas turmas e uma sala foi improvisada no pátio da escola.
 Tal situação tem preocupado pais, estudantes e professores, uma vez que esse funcionamento precário pode comprometer ainda mais a qualidade do ensino.
Além disso, a comunidade escolar está preocupada com a segurança na escola, pois a estrutura do prédio é antiga e não tem recebido a manutenção necessária por parte da DIREC.
   O Simprobac, através do seu programa de Rádio semanal, vem debatido esse problema enfrentado pela comunidade escolar do Dária Viana.  Também se coloca a disposição de pais, estudantes, professores para as discussões referentes ao tema, uma vez que segurança e condições de trabalho são condições  imprescindíveis para um ensino de qualidade.

Simprobac disponibiliza assessoria jurídica aos professores

  O Simprobac tem disponibilizado, constantemente, sua assessoria jurídica aos seus associados. assim, a advogada, Dr. Luzia Helena dos Anjos, tem realizado atendimentos semanais na sede do sindicato.
  Essa ação tem o objetivo de proporcionar orientação aos professores em relação à questões trabalhistas, educacionais etc.
   Os interessados devem entrar em contato com a diretoria do Simprobac para realização do agendamento.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comunidade escolar discutiu funcionamento do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz

   No dia 16 de maio, direção, pais de alunos, professores e funcionários se reuniram para discutirem o funcionamento da escola Dária Viana. Após o desabamento do telhado de uma das salas, a escola teve seis salas interditadas. Desse modo, a direção convocou os pais para discussão das propostas para o funcionamento até a reforma.
   A utilização de espaços fora da escola foi uma das propostas apresentadas e recusadas, tendo em vistas os transtornos que poderiam gerar aos alunos e professores.
   Após as discussões, foi decidido em manter o funcionamento das turmas em espaços como sala de informática, sala de vídeo, sala de professores. Além disso, será improvisada uma sala com divisórias no pátio bem como a junção de duas turmas. Segundo a direção, essa medida será provisória, até a liberação das salas.
   No entanto, os pais demonstraram preocupação em relação a precariedade da escola, uma vez que as obras podem demandar muito tempo, comprometendo a qualidade do ensino.
   Também esteve presente o diretor da DIREC que, após as suas explicações, foi questionado pelos pais sobre a falta de estrutura. Os pais cobraram mais atenção, por parte do governo do estado, em relação a educação no município. Segundo os mesmo, o desabamento do teto ocorreu por negligência do estado que não fez a manutenção necessária no local.
   O momento foi importante, pois, além de tomarem as decisões, a comunidade escolar  teve a oportunidade de cobrar ações por parte da DIREC no sentido de proporcionar segurança e melhorias na unidade de ensino.
   As aulas no Colégio Dário Viana de Queiroz retornarão ao normal na próxima segunda-feira (20/05). A diretoria do SIMPROBAC  se  coloca a disposição da comunidade para qualquer discussão referente a este problema enfrentado pelo Colégio Dária Viana.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Licença prêmio:
comunicado importante
   Se inic
   Se iniciou o prazo para solicitação da licença prêmio. Assim, os professores que irão tirar a licença no segundo semestre de 2013 deverão oficializar o pedido junto a Secretaria Municipal de Educação, até o dia 31 de maio.
   
 A licença prêmio é um direito de todo servidor público. É concedida a cada 5 (cinco) anos de trabalho e tem a duração de três meses. Nesse período, o servidor permanece afastado de suas atividades, recebendo a sua remuneração normalmente. 
   
Maiores informações, entrar em contato com a diretoria do SIMPROBAC.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Avanços nas negociações levam professores a não entrarem em greve

   Uma boa notícia para a comunidade de Barra do Choça. A categoria dos professores decidiu pela não deflagração da greve como também pela suspensão das paralisações das aulas.
   A decisão foi tomada em assembleia, realizada na última sexta-feira (10/05). Na ocasião, o prefeito Oberdan, atendendo ao convite do Simprobac, esteve presente juntamente com os secretários Ricardo Amorim e Rejane Barreto.
  Diante de uma calorosa discussão, os professores fizeram inúmeros questionamentos ao gestor que, ao final, acatou as principais reivindicações da categoria. Assim, o Executivo Municipal se comprometeu em oficializar os resultados das discussões o dia 15 de maio.
  Outro fato importante foi a participação de pais de alunos que tiveram a oportunidade de presenciar as negociações como também de se expressar sobre tais questões.
  Esses avanços foram possíveis somente devido a disposição da categoria em se mobilizar em prol de seus direitos.
  O Simprobac agradece a toda a comunidade pelo apoio prestado aos professores e se coloca a disposição da mesma para discussões que queira realizar com o Sindicato.
  As informações detalhadas sobre a campanha salarial 2013 serão discutidas na próxima segunda-feira (12/05) no programa de rádio Momento Simprobac, às 13:00h, na Rádio Nova Dimensão FM.
  Não percam!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Professores de Barra do Choça poderão deflagrar greve nesta sexta-feira
 
 Após 2 meses de campanha salarial, os professores de Barra do Choça ainda não foram atendidos suficientemente em suas reivindicações. Desse modo, a categoria aprovou na semana passada o indicativo de greve. Diante da insensibilidade do prefeito Oberdan em não avançar nas negociações, a categoria manteve as paralisações parciais.
  No entanto, o prefeito Oberdan, de forma autoritária, decidiu não receber mais os representantes da categoria para continuidade das negociações.
  Diante da forma intransigente e ditatorial que o governo Oberdan trata esses trabalhadores, a categoria se reunirá neste dia 10 de março para discutir e votar a deflagração da greve da categoria.
  Os professores entendem que a greve é prejudicial a toda a comunidade escolar (principalmente aos pais, estudantes e professores). No entanto, diante da negação de direitos previstos em leis, a categoria se vê obrigada a votar a deflagração do processo grevista.
  Como forma de estabelecer o diálogo, o Simprobac convidou o prefeito Oberdan para participar das discussões na assembléia, como forma de resolver o impasse.
  Assim, esperamos que o prefeito se sensibilize e compareça, pois somente o diálogo nos levará ao entendimento.
Governo Oberdam:
 100% prejudicial à comunidade
   O prefeito Oberdam, mais uma vez, prejudica a comunidade de Barra do Choça. Por que o prefeito age dessa forma? Por que Oberdam obriga os professores a paralisarem as aulas? Será de quem é a culpa? E se os professores deflagrarem greve, os estudantes e os pais vão ficar esperando para terminar o ano letivo nas férias ou em meados de 2014?
   O SIMPROBAC quer negociar, mas o desrespeito do prefeito Oberdam é tão grande que ele não se preocupa, nem ao menos, em receber os representantes da categoria para discutir e chegar a um ponto comum. Qual será a estratégia do prefeito?
   Você pai, você mãe, você aluno, pessoas que fazem parte dessa comunidade devem estar fazendo estes questionamentos. E os professores? Com certeza eles também estão fazendo os mesmos questionamentos. Mas, além desses, os professores devem estar se perguntando: onde estão os seus direitos? Onde estão os recursos do FUNDEB, vindos diretamente do âmbito Federal? Por que o gestor deste município não respeitar as leis federais que regem a educação de nosso país? Por que o prefeito Oberdam só oferece o mínimo para nós trabalhadores, sendo que a prefeitura recebe milhões em recursos?
  
  Porque o prefeito Oberdam administra mal os recursos do município, fazendo licitação de mais de R$ 100.000,00(cem mil reais) para compra de salgadinhos ou realizar licitação de mais de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) para compra de peças para carros velhos, se poderia usar este dinheiro para adquirir uma frota nova. Qualé o objetivo do prefeito com estas licitações?
   
  Estas perguntas quem tem que responder é o prefeito Oberdam. Ele é o chefe maior do município. Se o prefeito respeitasse as categorias dos trabalhadores e a comunidade de Barra de Choça, e se ele tivesse compromisso com a Educação do nosso município, não precisaria haver paralisações e os alunos estariam tendo suas aulas normais, como sempre tiveram. Portanto, comunidade de Barra do Choça, apóie os professores, cobre do prefeito Oberdam as respostas. Os trabalhadores deste município não aguentam mais ter seus direitos lesados.

Se caso houver greve, o SIMPROBAC convida toda comunidade para uma grande manifestação. Vamos parar Barra do Choça em prol da Educação e dos direitos trabalhistas. Se for preciso, vamos pedir a renúncia do prefeito Oberdam. Ele não serve mais para governar o nosso município.

FORA PREFEITO OBERDAM!
Estudantes da escola Dária Viana de Queiroz fizeram manifestação na última quinta-feira
   Após o desabamento do teto de uma das salas da escola Dária Viana, os estudantes se mobilizaram para cobrar das autoridades uma solução imediata para tal problema, uma vez que 6 (seis) salas de aula foram interditadas. Assim, diante das incertezas em relação ao andamento das aulas, os estudante se mobilizaram, fazendo um protesto pelas ruas centrais de Barra do Choça.
   A manifestação se dirigiu até a Prefeitura Municipal, onde os estudantes exigiram uma reunião com o prefeito Oberdan. Segundo os estudantes, apesar da escola Dária Viana pertencer a Rede Estadual, o município tem o dever se trabalhar para solução do problema, uma vez que a referida escola atende aos estudantes  deste município.
  Sensível com a causa, a diretoria do Simprobac colocou seu programa de rádio, Momento Simprobac, à disposição dos estudantes.

quinta-feira, 2 de maio de 2013


   Em assembleia realizada no dia 02 de maio, a categoria dos professores de Barra do Choça aprovou o indicativo de greve. Tal decisão ocorreu pelo fato da categoria compreender que o prefeito Oberdan pode avançar ainda mais nas negociações, principalmente, em relação aos projetos de lei.
  Além do indicativo, também foi deliberada a continuidade das paralisações até o próximo dia 10 de maio, data em que ocorrerá mais uma assembleia da categoria.
  Desse modo, a diretoria do Simprobac intensificará suas ações, informando a comunidade por meio da rádio local, blog, carro de som e panfletagem.

  Confiram as deliberações da assembleia:

· Paralisações parciais (aulas somente até o intervalo) até o dia 10 de maio.
· Realização de assembleias nos dias 08 e 10 de maio.
· Solicitação de reunião com o prefeito Oberdan para continuidade das negociações.

   Caso não haja avanços nas negociações, a categoria poderá, na próxima semana, deflagrar greve por tempo indeterminado.