segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SEMED publicou portaria de redesignação
Na última reunião da Comissão de Gestão do Plano de Carreira, foram analisados os novos pedidos de redesignação dos professores.
Os nomes dos professores contemplados nesse estão na Portaria 028, publicada no dia 26 de setembro.
O documento está disponível na sede SIMPROBAC, na  Secretaria Municipal de Educação e nas unidades de ensino.
       Comissão de Gestão do Plano de Carreira se                       reuniu na última terça-feira

Na última terça (24/08) a Comissão de Gestão do Pano de Carreira do Magistério Público Municipal de Barra do Choça se reuniu no prédio da Secretaria de Educação. O principal objetivo foi a análise dos requerimentos de redesignação dos professores.
Além disso, a Comissão elaborou o novo cronograma para discussão dos projetos de lei negociados na Campanha Salaria 2013 e as alterações na lei para eleição dos diretores das escolas e creches municipais.
A necessidade de regulamentação da função de coordenador pedagógico foi outra questão também levantada pelos membros. Sobre o assunto, a SEMED afirmou já possuir uma proposta para os coordenadores. A mesma será discutida pela Administração e, posteriormente, encaminhada para a apreciação da categoria dos professores.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SIMPROBAC realizará assembleia extraordinária na próxima semana

Confira o edital de convocação:

Edital nº 017/2013
Assembleia geral extraordinária

O Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça (SIMPROBAC),  Seção  Sindical  de  Barra do Choça - Estado da Bahia, entidade Sindical de 1º Grau, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 07.256.349-000138, telefone (77) 9917-5350, sito  na  Rua Juracy Magalhães, nº 104, Centro, Barra  do Choça, Bahia, CEP 45.120-000, vem por meio deste, convidar todos os professores e especialistas em educação do Magistério Público Municipal, a se reunirem em assembleia geral extraordinária, que se realizará no dia 01 de outubro de 2013, (terça-feira), às 8:00 h, no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça, para deliberarem sobre as seguintes pautas do dia:

1.  Informes;
2.  Alterações na lei para direção das escolas e creches municipais;
3.  O que ocorrer.

OBS. Se não houver quórum em primeira convocação, instalar-se-á assembleia em segunda convocação, com qualquer número, às 8:30 h, no mesmo dia.
                                                                                                                  

     Barra do Choça, 26 de setembro de 2013.

Nivaldo Conceição Lenares

Diretor Coordenador da Secretaria de Organização Social                                                                                                      

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Comissão de Gestão do Plano de Carreira realiza novo processo de redesignação


Na última terça (24/09), a Comissão de Gestão do Plano de Carreira do Magistério se reuniu no prédio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) para análise dos requerimentos de redesignação dos professores. A finalização desse processo ocorrerá com a publicação da portaria com os nomes dos professores contemplados.
Na oportunidade, foi apresentado o novo cronograma de reuniões para discussão dos projetos de lei negociados pelos professores na última Campanha Salarial e da proposta da SEMED para regulamentação da função de coordenador pedagógico. Além disso, foram discutidos os últimos ajustes na proposta de alterações da lei para eleição das direções das escolas e creches municipais de Barra do Choça.
A Comissão de Gestão do Plano de Carreira é formada por representantes dos professores e da Administração Municipal. Além de acompanhar o cumprimento das leis referentes à educação, a mesma também é responsável pela realização dos processos de designação, remoção e enquadramento dos professores.
Governadores propõem ‘pacto do atraso’ contra reajuste de 19% no piso de professores


Todos os governadores do país assinaram um documento, enviado ao governo federal, contra previsão de aumento de 19% no piso nacional dos professores da Educação Básica.
Atualmente, de acordo com a lei, nenhum professor pode receber menos do que R$ 1.567.
Com o reajuste previsto, o piso em 2014 poderá saltar para R$ 1.865.
Segundo a edição do dia 23/09, do jornal Folha de São Paulo, os governadores fizeram um pacto pela redução nos salários dos docentes. Eles criaram uma nova fórmula de cálculo que corta o aumento para o ano que vem para 7,7%, ao invés de 19%.
Ainda de acordo com a Folha, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) defende aumento intermediário de 10%.
 Os governadores dizem que o modelo atual de reajuste no piso é “imprevisível” e “insustentável”. Eles querem adotar o aumento com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, apurado pelo IBGE) do ano anterior acrescido de 50% da variação real (descontada a inflação) do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Baixa procura por cursos de licenciatura preocupa o Ministério da Educação

Dados do Censo do Ensino Superior 2012 mostram que os cursos de licenciatura não atraem estudantes. Divulgado ontem pelo ministro Aloizio Mercadante, o levantamento revela que as matrículas na área aumentaram apenas 0,8%, entre 2011 e o ano passado, e representam apenas 19,1% do total - bacharelados subiram 4,6% e tecnológicos, 8,5%. O indicador tem reflexo na educação básica, que encara um déficit de 170 mil professores em exatas. Os números preocupam educadores e o Ministério da Educação.

Especialista em educação e reitor da Universidade Católica de Brasília, o professor Afonso Celso Danus Galvão destaca que a licenciatura é um problema sério que o ensino superior precisa enfrentar. "A captação desses cursos tem sido baixa. Por mais que se ofereça descontos, nos cursos de química, física, as pessoas não têm interesse. Não há atração pela docência", ressalta. Segundo ele, os jovens não querem segui-la porque a carreira não atrai. "Prevejo uma crise forte na área de ciência. Isso é muito preocupante."

Fonte: CNTE

De olho na insuficiência, o Ministério da Educação lança hoje um programa para incentivar a formação de educadores em exatas, o Quero ser cientista, Quero ser professor. A qualificação dos docentes do ensino superior também é uma das preocupações da pasta. Segundo o censo, 51,4% dos professores da rede pública têm doutorado diante 17,8% da rede particular. "As instituições avançaram muito nos mestres e terão de avançar nos doutores", acrescentou o ministro.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Escolas do Campo realizarão o II Encontro de Pais 

O próximo domingo, 22 de setembro, será realizado o II Encontro de Pais das Escolas do campo do município de Barra do Choça. O evento está sendo organizado pela direção e coordenação das escolas, com apoio dos professores.
O objetivo é proporcionar a confraternização e reflexões acerca da importância da família e escola no âmbito do desenvolvimento educacional. Também objetiva o estreitamento e fortalecimento dos laços que unem as instituições escola e família.

O encontro ocorrerá na fazenda COTEFAVE, das 8:00h às 14:00h.

Veja a programação:

8:00h:  acolhida
8:30h:  café da manhã
9:00h:  palestra motivacional
10:00h: atividades recreativas
12:30h: almoço
14:00h: encerramento


O SIMPROBAC parabeniza a Secretaria das Escolas do Campo e os professores pela realização desse importante momento e também reafirma a necessidade da parceria entre a escola e a família para o sucesso no processo escolar dos educandos.
Assembleia aprova alterações na lei para direção das escolas e creches municipais


Em assembleia, na última sexta (13/09), a categoria dos professores de Barra do Choça discutiu e deliberou sobre as alterações na lei que regulamenta a eleição para as direções das escolas e creches municipais.
Tais alterações já eram reivindicações da categoria, pois as mesmas proporcionarão maior democratização da escolha dos gestores escolares.
As discussões sobre o assunto começaram há um ano, no Conselho Municipal de Educação. Encaminhada para a Secretaria de Educação, a proposta foi discutida na Comissão de Gestão do Plano de Carreira e, posteriormente, enviada ao SIMPROBAC.

Veja as principais alterações aprovadas pela assembleia:

·         Inclusão do voto do professore contratado;
·         Candidatura de professores que residem em outros municípios;
·         Limitação do número de mandatos (dois mandatos, seja para diretor, seja para vice-diretor)
·         Formação para se candidatar ao cargo: pedagogia ou licenciatura em área específica com especialização em Gestão Escolar;

Tais propostas serão encaminhadas ao Poder Executivo que, por sua vez, enviará o projeto de lei à Câmara de Vereadores.
A perspectiva é que a aprovação ocorra em tempo hábil para que a lei possa vigorar nas eleições deste ano.

O SIMPROBAC parabeniza a categoria por mais essa importante conquista que possibilitará uma maior democratização na escolha dos diretores e vice-diretores das unidades de ensino de Barra do Choça.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

 SIMPROBAC participou de encontro com o Movimento do Pequeno Agricultor 

No dia 06 de setembro, o SIMPROBAC participou de uma reunião com o Movimento do Pequeno Agricultor (MPA) de Barra do Choça. O encontro foi realizado na sede do movimento, na região do Pau Brasil (zona rural do município).
Na oportunidade, foi discutida a participação do MPA no encontro baiano do movimento que será realizado na cidade de Juazeiro, (BA), no mês de outubro. 
Além disso, os pequenos agricultores discutiram a precária situação da Escola Vieira de Melo. Segundo a comunidade, a escola necessita de uma reforma, pois a sua estrutura atual não oferece segurança aos estudantes e condições de trabalho aos professores e funcionários.
O SIMPROBAC se colocou à disposição do MPA e da comunidade para o debate referente  às  melhorias  na  escola  em  questão  e  demais discussões 
que envolvam o movimento.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Conselho Municipal de Educação (CME) elege sua nova presidência

Na última quarta (12/09) foi realizada a primeira sessão com novos conselheiros municipais de educação de Barra do Choça. Entre as pautas da reunião esteve a escolha da nova presidência do CME e da Câmara do Fundeb.
Na eleição, os conselheiros Antônio Carvalho e Jorge Souza Parangaba foram escolhidos para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.
Além disso, foram realizadas a eleições para a Câmara do Fundeb, Câmara de Legislação e Normas e relatoria do CME.

Veja como ficou a Composição do Conselho:

Conselho Municipal de Educação:
Presidente: Antônio Pereira de Carvalho
Vice-presidente: Jorge Sousa Parangaba

Câmara de Legislação e Normas do CM:
Presidente: Antônio Pereira de Carvalho
Vice-presidente: Ângela Brito

Relator do CM:
José Francisco dos Santos Neto

Câmara do Fundeb:
Presidente: Jorge Sousa Parangaba
Vice- presidente: Jussara Pales

O Conselho Municipal de Educação é o órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador. É composto por representantes do poder público, dos estudantes, pais de alunos, sindicatos e da sociedade civil. Todo cidadão pode participar das reuniões do CME como ouvinte.
O SIMPROBAC estará divulgando as datas das reuniões e convidando a comunidade para participar das discussões.

sábado, 14 de setembro de 2013

Prefeito Oberdan avança nas negociações e categoria dos professores suspende as paralisações

Em assembleia da última sexta (13/09), a categoria dos professores municipais de Barra do Choça deliberou pela suspensão das paralisações das aulas. Tal decisão ocorreu devido aos avanços nas negociações entre Administração Municipal e o SIMPROBAC. Desse modo, o prefeito Oberdan se comprometeu a oficializar as propostas até o dia 19 de setembro.
Nesse processo de mobilização destacamos o papel desempenhado pelos professores com empenho e apoio nas ações da diretoria do SIMPROBAC.
A intermediação da Câmara de Vereadores foi outro importante fator para o sucesso das negociações. A categoria agradece aos vereadores que demonstraram, mais uma vez, compromisso com as questões educacionais do Município.
A diretoria do SIMPROBAC também parabeniza a Gestão Municipal pelo atendimento  em relação às reivindicações da categoria.
Por fim agradecemos à comunidade pelo apoio e compreensão e nos colocamos à disposição da mesma para o debate e esclarecimentos.
Os detalhes sobre as negociações serão discutidos no programa de rádio MOMENTO SIMPROBAC desta segunda (16/09), às 13:00 h.
Não percam!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Com royalties do petróleo, Educação terá escolas com aulas em tempo integral

As prioridades da Educação para aplicar os recursos que a área vai receber dos royalties do petróleo serão ampliar o número de escolas de tempo integral em todo o país e valorizar os salários dos professores do Ensino Básico. O ministro da pasta, Aloizio Mercadante, informou ontem que a meta é aumentar em 22,4% a quantidade de escolas que já funcionam em período único. Segundo ele, o país terá mais 11 mil escolas em tempo integral, passando das atuais 49 mil em atividade para 60 mil até o ano que vem.
"Não tem Educação de qualidade sem escola em regime integral. Esse é o futuro. As escolas ainda não têm infraestrutura, algumas possuem até equipamentos, mas não são suficientes para colocar mais três horas adicionas para completar o tempo integral", explicou Mercadante.

Pela Lei 12.858 sancionada na segunda-feira pela presidenta Dilma Rousseff, 75% dos royalties do petróleo serão investidos na Educação e 25% na Saúde. Os setores receberão ainda 50% do Fundo Social do pré-sal.
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terça-feira, 10 de setembro de 2013

Com intermediação da Câmara de Vereadores, SIMPROBAC e Administração Municipal realizam mais uma rodada de negociação

Nesta terça (10/09) o SIMPROBAC realizou mais uma reunião com a Administração Municipal de Barra do Choça e a Câmara de Vereadores. O  objetivo da reunião foi discutir o projeto de lei da Atividade Complementar (AC) encaminhado pelo prefeito Oberdan à Casa Legislativa. Na oportunidade, a Câmara de Vereadores se posicionou sobre a necessidade da negociação como forma de resolver o impasse e, deste modo, não trazer mais prejuízos para a comunidade com as paralisações.

A diretoria do SIMPROBAC esclareceu que, além das discussões do AC, a paralisação ocorre devido à outras questões: indisposição da administração para negociar o FGTS do professor que passa por um grave problema de saúde; negação de passes para professores contratados; descumprimento do Estatuto do Magistério em relação ao abono de faltas; indisposição do prefeito Oberdan em discutir com o SIMPROBAC e outras entidades a pauta de reivindicações relacionadas com a mobilização do dia 24 de julho.

Após as colocações do SIMPROBAC, vereadores e a gestão municipal, o prefeito Oberdan avançou nos seguintes pontos:
·  Inclusão da regulamentação da Atividade Complementar dos diretores e professores no projeto de lei do AC que se encontra na Câmara de Vereadores;
·  Adiantamento das discussões dos demais projetos de lei na Comissão de Gestão do Plano de Carreira;
·  Disponibilidade para discutir a pauta de reivindicações relacionadas com a mobilização do dia 24 de julho.

Na próxima sexta (13/09) a categoria se reunirá em assembleia para avaliar as propostas da Administração e decidir os rumos do movimento.

O SIMPROBAC agradece e parabeniza a Câmara de Vereadores que tem se empenhado na intermediação das negociações e apoiado os professores na luta pelos seus direitos. Tal atitude demonstra, mais uma vez, o compromisso do poder Legislativo com as questões educacionais e da comunidade de Barra do Choça.
Também nos colocamos à disposição do poder público e da comunidade para o debate e possíveis esclarecimentos.



SIMPROBAC participou de reunião com entidades e autoridades para discussão da segurança pública
 
Nesta terça (10/09) ocorreu mais uma reunião entre a Comissão de Justiça e Paz e autoridades municipais e os sindicatos.
O encontro teve o objetivo de avaliar as ações do poder público em relação à segurança pública. Tais ações são frutos de reivindicações da sociedade de Barra do Choça que, por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) liderou uma discussão sobre alternativas para combater a criminalidade em Barra do Choça.
 A Comissão de Justiça e Paz foi criada recentemente e tem o objetivo de intermediar as discussões referentes à segurança no município. A mesma é composta por representantes do SIMPROBAC, SINSEB, CDL, Igrejas e sociedade civil.

Além do SIMPROBAC e demais entidades, participaram da reunião os vereadores, o prefeito Oberdan, as Polícias Civil e Militar, representantes das Igrejas e a Doutora Lázara, Juíza da Comarca de Barra do Choça.
Em sessão da Câmara de Vereadores morador reclama de falhas no serviço oferecido pela Coelba

Na sessão da Câmara de Vereadores no dia 04 de setembro, o professor Luciano Oliveira, morador do bairro Ouro Verde, manifesto sua indignação a cerca das falhas no serviço de fornecimento de energia da Coelba.

Segundo o morador, tem ocorrido contentes quedas de energia na maioria das ruas do bairro. Tal problema tem trazido transtornos e prejuízos materiais à comunidade devido a queima constante de aparelhos eletrônicos.

Diante da solicitação do apoio da Câmara, os vereadores se prontificaram à realizarem uma intervenção junto à Coelba como forma de solucionar o problema.
Ao final, o professor Luciano Oliveira agradeceu à Casa  Legislativa pelo espaço e pela disponibilidade dos mesmos para as discussões do assunto.
Presidente Dilma sanciona lei que destina recursos do petróleo para educação e saúde

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que destina os royalties do petróleo para investimentos nas áreas da educação e saúde. O texto que foi assinado pela presidenta é o mesmo aprovado no dia 14 de agosto pelo Congresso Nacional, sem vetos, com destinação de 75% dos valores para a educação e 25% para a saúde.

O primeiro repasse, de R$ 770 milhões, deverá ser feito ainda em 2013; chegando a R$ 19,96 bilhões, em 2022, e a um total de R$ 112,25 bilhões em dez anos.
O presidente da CNTE, Roberto Leão, que esteve na cerimônia, afirma que essa bandeira é uma conquista do movimento social. "O resultado da lei que foi aprovada hoje é fruto da mobilização da sociedade brasileira que foi ao congresso, discutiu com os deputados e senadores, exerceu o direito legítimo de pressionar os poderes. É resultado de um entendimento maduro construído entre o governo, o parlamento e a sociedade e que resultou nessa lei que é muito importante para termos uma educação com a qualidade que a gente deseja ter", afirmou Leão.
O presidente da CNTE lembra que é fundamental que esses recursos recebam uma regulamentação adequada para que essa riqueza seja usada de maneira eficiente e com resultados concretos depois de toda a luta e mobilização das entidades, que acompanharão de perto a destinação desses recursos.

"Nossos senadores e deputados aperfeiçoaram e votaram a proposta que sempre defendi e que meu governo enviou ao Congresso, para que as riquezas do petróleo, que são finitas e um dia acabam, sejam investidas em educação. Para nós, para mim e meu governo, a educação é o principal pilar para transformar o Brasil em uma grande nação, para assegurar a emancipação do nosso povo da pobreza, para elevar o nosso país à condição de uma nação de homens e mulheres que crescem pelo conhecimento que produzem", afirmou Dilma, no último dia 19, no programa Café com a Presidenta.

Com relação ao Fundo Social do pré-sal, o texto prevê que 50% dos recursos sejam destinados para a educação, até que sejam atingidas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), e para a saúde. Conforme regulamentação posterior, o fluxo de dinheiro do Fundo para as duas áreas será diminuído.
PNE

Atualmente, o investimento total do Brasil na educação pública corresponde a 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB). O projeto de lei que cria o novo PNE, já aprovado pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, inclui uma meta para que o percentual de investimento na área seja ampliado para 10% do PIB.

domingo, 8 de setembro de 2013

Abandono da Escola Vieira de Melo deixa comunidade do Pau Brasil indignada



Na última sexta-feira (06/09), a diretoria do Simprobac participou de um encontro com o Movimento do Pequeno Agricultor (MPA) na região do Pau Brasil (Zona Rural do município de Barra do Choça). Entre as discussões, foi destacado o descaso do governo Oberdan em relação a escola Municipal Vieira Melo que necessita, urgentemente, de uma reforma e estruturação, uma vez que não apresenta as condições mínimas de segura para os estudantes.

Como se percebe a escola não possui muro, comprometendo a segurança das crianças. Além disso, uma fossa aberta no pátio põe em risco a integridade física dos estudantes que utilizam o espaço para recreação.




Vidraças quebradas, pátio sem piso e uma segunda fossa prestes a desabar são outros graves problemas.
Além disso, há muito tempo, a escola não recebe uma pintura.
Segundo informações da comunidade, após inúmeras cobranças, alguns pequenos reparos foram realizados. Porém, é necessário que se faça uma reforma ampla para oferecer mais seguranças aos estudantes e melhores condições de trabalho aos professores.

Recentemente, o secretário de educação Ricardo Amori afirmou que o município recebeu R$ 428.000,00 (quatrocentos e vinte e oito mil reais) do governo federal para reforma de escolas. Desse modo, a comunidade do Pau Brasil espera que parte desse recurso seja investido na Vieira de Melo como forma de melhorar a estrutura e oferecer condições de trabalho aos professores.

O abandono da Escola Vieira de Melo é mais uma exemplo do descaso do prefeito Oberdan com a educação do município de Barra do Choça.

Prefeito Oberdan, a educação de Barra do Choça precisa ser tratada com mais compromisso. Deixa de descaso, pois "É COM TRABALHO QUE SE CONSTRÓI UM MUNICÍPIO MELHOR".

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Falta de interesse pela carreira de professor é comum em todo o país

A questão docente não é uma preocupação apenas do Estado de São Paulo, mas um drama vivido em todo o País. Estimativa recente aponta déficit de 170 mil professores de Matemática, Física e Química. Mas estatísticas do Ministério da Educação (MEC) revelam uma situação ainda mais grave: o número de interessados em ser professor está caindo a cada ano, o que torna mais difícil suprir as demandas.
De 2006 a 2011, o número de alunos que entraram em Licenciatura e Pedagogia caiu 7,5%. Em 2011, último ano em que os dados estão disponíveis, foi registrado o menor volume de pessoas que ingressaram nesses cursos desde 2004. Foram 662 mil matriculados em cursos presenciais e na modalidade a distância em todo País.
O total de diplomados interrompeu crescimento registrado entre 2000 e 2009. Desde então, já apresentou queda de 11%. Em 2011, 358 mil pessoas formaram-se em Licenciatura ou Pedagogia, formação padrão para atuação na educação básica (do ensino infantil ao médio). Apesar de desaceleração no ritmo de formação, o número de professores no País tem aumentado nos últimos três anos. Em 2012, existiam 2,1 milhões de docentes de educação básica.
A superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cenpec), Anna Helena Altenfelder, lembra de pesquisa recente da Fundação Carlos Chagas (FCC) que mostra que os jovens não querem ser professores. "O estudante do ensino médio respeita o professor, mas diz 'eu não quero', porque ele vê a dificuldade e a vida dos docentes", afirma. "Há uma questão da precarização da atividade: do salário, progressão na carreira à valorização social do magistério."
Perfil. Com esse contexto negativo, a carreira docente não tem atraído, em geral, os alunos com melhor desempenho no ensino médio. "O Estado de São Paulo, por exemplo, tem 98% de seus professores formados nas instituições privadas, que em geral têm as piores condições, professores menos qualificados e formam mal o aluno", diz o professor de Educação da USP Romualdo Portella.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Prefeito Oberdan ainda não agendou reunião para discutir pauta de reivindicação de entidades e da comunidade 
No dia 24 de julho, o SIMPROBAC, SINSEB, MPA e a comunidade de Barra do Choça fizeram uma grande mobilização em apoio às manifestações que estavam ocorrendo no Brasil como também para cobrar melhorias na esfera municipal. Na oportunidade foi elaborado um documento contendo as reivindicações dos sindicatos, movimentos sociais e da comunidade. A pauta foi entregue ao prefeitono dia 24 de julho e, posteriormente, foi solicitado o agendamento de uma reunião com a Administração Municipal para a discussão da mesma.
Como de costume, o prefeito Oberdan mostrou o seu descompromisso com o servidor público, os movimentos sociais e a comunidade de Barra do Choça, pois não se prontificou a discutir a pauta de reivindicações.
Tal atitude demonstra, mais uma vez, seu descompromisso com os problemas de Barra do Choça.

Para acessar  a pauta de reivindicações click AQUI!
Mais uma vez, SIMPROBAC solicita aos vereadores reprovação do projeto de lei da Atividade Complementar dos professores

Na última quarta (04/09), a direção do SIMPROBAC participou de mais uma sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, o diretor Fábio Andrade esclareceu novamente sobre a decisão da categoria dos professores pela reprovação do projeto de lei que regulamenta a Atividade Complementar (AC). Tal decisão se deve pelo fato do referido projeto ferir as leis federais e contrariar o acordo feito entre a categoria e a Administração Municipal. Além disso, foi esclarecido sobre a paralisação das aulas que ocorrerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro e, caso o prefeito não avance nas negociações, será aprovado o indicativo de greve em assembeia no dia 13 de setembro. Também ressaltou os prejuízos da paralisação para os estudantes, professores e para a administração. No entanto, o responsável por esse prejuízo é o prefeito Oberdan que não cumpre os acordos com os professores e desrespeita a comunidade.

Os vereadores afirmaram que o projeto de lei do AC está em tramitação na Câmara e sua primeira votação ocorrerá na sessão da próxima semana. Também parabenizaram os professores pela luta e pelas reivindicações e ressaltaram a importância da valorização desses profissionais.


O SIMPROBAC agradece à Câmara de Vereadores pelo importante papel prestado a categoria e a comunidade e se coloca à disposição para as discussões.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Após duas semanas, a administração municipal ainda não esclareceu o caso do lixo hospitalar abandonado em rua nos fundos do hospital

Há duas semanas, o Simprobac recebeu a denúncia do abandono de lixo hospitalar altamente contaminante em uma rua nos fundos do hospital de Barra do Choça. Após a constatação, o Simprobac denunciou o fato à comunidade e Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Departamento de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente, órgãos públicos responsáveis pela fiscalização. Além disso, solicitou da Câmara de Vereadores a apuração junto aos órgãos supracitados.

No entanto, após duas semanas, a gestão municipal ainda não entrou em contato oficialmente, para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Apenas lançou uma nota baseada em suposições e se pronunciou na rádio local através de argumentos pouco fundamentados.
Tal atitude demonstra o descaso da gestão municipal em relação às diversas questões do município.

De antemão, o Simprobac se coloca à disposição das autoridades e da comunidade para toda e qualquer discussão.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Segundo a CNTE, o Ministério da Educação lançou o programa "Mais Professores" sem consultar as entidades educacionais


Na última semana, o Ministério da Educação anunciou um novo programa que funcionaria, para a educação, nos moldes do "Mais Médicos". Com o nome provisório de Programa Nacional de Professores Visitantes na Educação Básica – Mais Professores, foi apresentado na Câmara dos Deputados, durante reunião da Comissão que se dedicada à formulação de um projeto de lei para reformular o ensino médio brasileiro.
"É uma contribuição do governo federal com os municípios que têm baixo Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], baixo IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] e principalmente onde não temos hoje professores de matemática, física, química, inglês - que são as maiores carências", afirmou Mercadante.

A CNTE lamenta, no entanto, que um programa dessa magnitude tenha sido anunciado sem consultar as entidades educacionais. "O MEC anuncia um programa que alcança os professores e alunos desse país e não envolve os representantes dessas categorias para discutir, não envolve o movimento estudantil, os trabalhadores da educação e as entidades que estão trabalhando diretamente essa questão. Além do programa não estar totalmente elaborado, o que gera especulações na mídia", afirma o secretário de assuntos educacionais da CNTE, Heleno Araújo.

Heleno critica o fato de parâmetros importantes ainda não estarem estabelecidos. Dar bolsas para motivar professores de algumas disciplinas a lecionarem em municípios com baixo IDH e piores notas no IDEB gera tratamento diferenciado com os professores que estão em exercício e que não ensinam as disciplinas escolhidas pelo programa.

"São dúvidas que o governo coloca quando lança um programa desse tipo e também quando fala que teremos professores visitantes na educação básica, o que é outro absurdo. Como você vai dar qualidade para a educação fazendo programa com professor visitante, que apenas presta um serviço e vai embora? Lamentamos que o MEC lance o projeto sem nada concreto para as entidades analisarem", finaliza Heleno.