quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SIMPROBAC convoca professores para primeira assembleia no ano de 2014


No dia 11 de março, o SIMPROBAC realizará a primeira assembleia geral da categoria dos professores. A principal pauta de discussão é a definição dos itens que irão compor a Campanha Salarial 2014. Além disso, a categoria discutirá a sua participação na Greve Nacional dos trabalhadores em educação, prevista para o mês de março.

Confira o edital de convocação:

Edital nº 001/2014
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
O Sindicato dos Professores Municipais,  Seção  Sindical  de  Barra do Choça - Estado da Bahia (SIMPROBAC), entidade Sindical de 1º Grau, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 07.256.349-000138, telefone (77) 9917-5350, sito  na  Rua Juracy Magalhães, nº 104, Ap.- A  Centro, Barra  do Choça, Bahia, CEP 45.120-000, vem por meio deste convidar todos os professores e especialistas em educação do Magistério Público Municipal a se reunirem em assembleia ordinária, que se realizará no dia 11 de Março de 2014, (Terça-feira),  das 8:00h às 11:00h, no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça:   

1.     Informes;
2.     Greve Nacional dos trabalhadores em educação
3.     Campanha Salarial 2014 (Reajuste salarial e projetos de Lei);
4.    O que ocorrer;

OBS. Se não houver quórum em primeira convocação, instalar-se-á a assembleia em segunda convocação, com qualquer número, às 8:30h, no mesmo dia.


                                                                              Barra do Choça, 25  de fevereiro de 2014.

Nivaldo Conceição Lenares
                        Diretor Coordenador da Secretaria de Organização Sindical                                                                                                      

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CME realizará primeira sessão ordinária no ano de 2014
O Conselho Municipal de Educação de Barra do Choça (CME) realizará sua primeira sessão ordinária no ano de 2014.
A principal pauta da reunião será a escolha da nova presidência do Conselho. Além disso, também discutirá o calendário de reuniões para 2014, a regularização do Conselho do Fundeb, autorizações de funcionamento das instituições de ensino de Barra do Choça.

A sessão do CME será realizada  na próxima quarta-feira (26/02/2014), às 8:00h, na sala dos conselho no prédio da Secretaria Municipal de Educação.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

SEMED exclui professores de convocação para contrato 2014

A não convocação de alguns professores classificados na última seleção para contrato tem gerado indignação na categoria. Segundo informações da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), a decisão de não recontratar os professores ocorreu com base em um processo avaliativo o qual os profissionais foram submetidos.
No entanto, o SIMPROBC constatou que as medidas tomadas pela SEMED contrariam regras do contrato e do edital da seleção. Desse modo, percebe-se que a Administração Municipal agiu na ilegalidade, o que compromete o direito desses professores serem contratados.
Diante do impasse, o Sindicato buscou o diálogo com o Secretário Ricardo Amorim e o prefeito Oberdan afim de que o equívoco fosse corrigido. No entanto, após diversas reuniões, a Administração não se dispôs a rever a decisão.
Diante dos fatos, o SIMPROBAC intensificará a discussões da questão com a categoria e, caso se mantenha essa intransigência, desenvolverá suas ações no sentido de preservar os direitos dos professores.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SEMED convoca professores para contrato 2014  
Nesta terça (11/02),  a SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Barra do Choça) realizou a convocação dos professores que serão contratados para o ano letivo de 2014. Os convocados deverão comparecer no prédio da SEMED, nos dias 12 e 13 de fevereiro, das 8:00 h às 12:00 h e das 14:00 h às 17:00 h para tomarem posse.

Acesse a lista de convocados clicando AQUI!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Após cinco anos e mais de dois milhões de reais investidos, governo Oberdan ainda não concluiu escola do bairro Primavera

Há quase cinco anos que a comunidade de Barra do Choça aguarda a  conclusão das obras da unidade de ensino do bairro Primavera. O objetivo do projeto era reduzir a superlotação do Centro Educacional de Barra do Choça, grave problema enfrentados por professores e estudantes.
 
O prefeito Oberdan iniciou sua gestão em 2009 com o projeto aprovado e o recurso de mais de dois milhões de reais para construção. No entanto, já se passaram cinco anos e projeto ainda não saiu completamente do papel.
Mesmo inacabada, a escola começou a funcionar de forma improvisada e precária no ano de 2013. Infelizmente, o tempo passou e estamos prestes a iniciarmos mais um ano letivos sem perspectiva de reinício e conclusão da obra. Esse fato deixa a comunidade indignada, pois professores, funcionários e estudantes estão submetidos a condições inadequadas para desenvolverem suas respectivas atividades, fato que compromete o processo de ensino e aprendizagem.

O maior agravante é o fato do município já ter investido todo o recurso e a obra se encontrar inacabada.
Diante de tudo isso, a comunidade deve questionar o governo Oberdan sobre os reais motivos da não conclusão da escola, uma vez que os valores repassados ao município já foram investidos.
Enquanto isso, os cidadãos de bem de Barra do Choça devem fazer os seguintes questionamentos:

Por que a escola ainda não foi concluída, apesar de o município já ter aplicado todo o dinheiro?

O que o governo municipal está fazendo para resolver o problema?

Como e quando a obra será concluída?

Estes e outros questionamentos devem ser respondidos pela Administração Municipal. Enquanto isso, professores e estudantes estão sendo penalizados pela incapacidade do governo local em executar mais um projeto do governo federal.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Administração Oberdan  atrasa o pagamento das férias dos professores contratados

Mais uma vez o Governo Oberdan trata os professores contratados de Barra do Choça de forma discriminatória, pois atrasa novamente os vencimentos desses profissionais. Desta vez há um agravante a mais: trata-se do atraso do pagamento dos valores referentes às férias dos professores. O atraso no pagamento desses valores se configura uma ilegalidade e também uma imoralidade, uma vez que os recursos do Fundeb são depositados na conta do Município até o último dia de cada mês.
Já se passaram cinco dias da efetuação do pagamento dos professores efetivos e os educadores contratados ainda não receberam seus vencimentos.
Pior ainda é o fato da Administração não prestar os devidos esclarecimentos à esses pais e mães de famílias que esperam ansiosamente pelo recebimento de suas remunerações.
O Governo Oberdan inicia o ano de 2014 com suas tradicionais práticas: descompromisso e respeito com os profissionais.
Desse modo, é necessário que o Governo Municipal esclareça as razões dos constantes atrasos dos salários desses profissionais e avalie a forma de gestão dos recursos do Fundeb. Além disso, é necessário que tenha mais respeito com esses cidadãos que contribuem realmente para o desenvolvimento de Barra do Choça.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

CNTE convoca os trabalhadores em educação para a  Greve Nacional no ano de 2014
A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) convoca a mobilização nacional nos dias 17, 18 e 19 de março. Trabalhadores em educação vão parar o Brasil para exigir o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores para o reajuste do piso com base no INPC. 
A mobilização foi anunciada pelo presidente da CNTE após o Ministério da Educação orientar a atualização do piso em 8,32%. Assim como no ano passado, a CNTE questionou o percentual de correção do piso para 2014, uma vez que dados já consolidados do Fundeb, até novembro de 2013, apontavam crescimento do valor mínimo de aproximadamente 15%. E isso levou a crer que o MEC agiu na ilegalidade, a fim de contemplar reivindicações de governadores e prefeitos que dizem não ter condições de honrar o reajuste definido na Lei do Piso, mas que, em momento algum, provam suposta incapacidade financeira.
Diante da nova “maquiagem” que limitará o crescimento do piso, a CNTE antecipou sua decisão de organizar grande mobilização nacional da categoria no início do ano letivo, orientando as entidades sindicais a ingressarem na justiça local contra os governadores e prefeitos que mantêm a aplicação dos percentuais defasados para o piso do magistério, como forma de contrapor os desmandos dos gestores públicos que têm feito caixa com os recursos destinados à valorização dos profissionais das escolas públicas.

Nos últimos anos, os professores municipais de Barra do Choça têm aderido às mobilizações da CNTE. Desse modo, a direção do SIMPROBAC levará a proposta de adesão à paralisação para a categoria discutir na próxima assembleia.