quinta-feira, 27 de março de 2014

SIMPROBAC realizará assembleia na próxima semana

Na próxima quarta (02/04) os professores de Barra do Choça se reunirão novamente em assembleia. A reunião tem o objetivo de avaliar a primeira rodada de negociações entre o SIMPROBAC e a Administração Municipal.
Confira o edital de convocação:

Edital nº 002/2014

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Professores Municipais,  Seção  Sindical  de  Barra do Choça - Estado da Bahia (SIMPROBAC), entidade Sindical de 1º Grau, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 07.256.349-000138, telefones (77) 9917-5350 e (77) 3436-2636, sito  na  Rua Juracy Magalhães, nº 104, Ap.- A  Centro, Barra  do Choça, Bahia, CEP 45.120-000, vem por meio deste convidar todos os professores e especialistas em educação do Magistério Público Municipal, a se reunirem em assembleia extraordinária, que se realizará no dia 02 de abril de 2014, (quarta-feira), das 13:00h às 17:00h, no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça, para deliberarem sobre as seguintes pautas do dia: 

1.  Informes;
2.  Campanha Salarial (projetos de lei e reajuste salarial);
3.  O que ocorrer.

OBS. Se não houver quórum em primeira convocação, instalar-se-á assembleia em segunda convocação, com qualquer número, às 13:30h, no mesmo dia.
            
                                                                Barra do Choça, 26 de março de 2014

Nivaldo Conceição Lenares
Diretor Coordenador da Secretaria de Organização Sindical                                                                                                      


Campanha Salarial: SIMPROBAC e Administração Municipal realizaram primeira rodada de negociação

Na última quarta (26/03), o SIMPROBAC se reuniu com Administração Municipal com o objetivo de iniciar as negociações da Campanha Salarial. Na oportunidade, a diretoria do Sindicato esclareceu ao prefeito Oberdan sobre as principais reivindicações dos professores. Destacou a necessidade de o Executivo enviar para votação na Câmara de Vereadores os projetos de lei negociados na Campanha Salarial do anterior e avançar acerca no processo de valorização dos profissionais da educação. Ao final, o gestor municipal apresentou o percentual de reajuste salarial proposto pela Administração e o seu posicionamento sobre as demais reivindicações da categoria.
Participaram da reunião dos dirigentes sindicais Fábio Andrade, José Marcos Machado e Nivaldo Lenares. A Administração municipal foi representada pelo prefeito Oberdan, os secretários Ricardo Amorim e Rejane Barreto.
Na próxima quarta (02/04), a categoria se reunirá em assembleia afim de deliberar sobre os rumos da campanha Salarial.
Os detalhes da negociação serão discutidos no programa de rádio MOMENTO SIMPROBAC, na segunda-feira, à partir das 13:00h, na rádio Nova Dimensão FM.

terça-feira, 25 de março de 2014

CGU aponta desvio de recursos do Fundeb em 59% dos municípios

Relatório da CGU (Controladoria Geral da União) aponta desvio de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) em 58,89% dos entes da federação fiscalizados. O relatório inclui dados sobre 120 municípios e quatro Estados e foi divulgado nesta quarta-feira (31). 
Em 73 unidades fiscalizadas foram encontradas despesas incompatíveis com o Fundo. Os recursos do Fundeb devam ser empregados exclusivamente na educação básica pública. 
O relatório mostra também que 33% das unidades federativas fiscalizadas não destinaram o mínimo de 60% dos recursos para o pagamento de professores da educação básica. Em cinco dos entes fiscalizados, foram registrados pagamentos com mais de 30 dias de atraso para professores. 
Também foram encontradas irregularidades em licitações e contratos feitos com dinheiro do Fundeb. Em 41,12% dos fiscalizados houve "montagem, direcionamento e simulação de processos licitatórios", em 22,5% houve falhas no contrato e em 9,7% foram pagos valores acima do preço de mercado. 
O Fundeb gere cerca de R$ 100 bilhões todos os anos para a educação. O relatório da CGU poderá ser usado para a revisão do fundo que está em curso. 

Fonte: www.educaçao.uol.com.br – publicado em 31/07/2013

quinta-feira, 20 de março de 2014

CNTE lança nota de repúdio contra a ação policial em Vitória
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de mais de 3 milhões de profissionais das redes públicas de ensino de Educação Básica no país, repudia, veementemente, a ação violenta da Polícia Rodoviária Federal contra educadores que se manifestavam em Vitória, no Espírito Santo, por melhores condições para a categoria.
Nessa segunda-feira, dia 17/3, primeiro dia da Greve Nacional, os educadores fecharam uma pista da BR-101, perto do aeroporto, na Região Metropolitana de Vitória, e a Polícia Rodoviária Federal lançou bombas de efeito moral para liberar o trânsito. Uma professora chegou a passar mal e um policial usou spray de pimenta contra dois manifestantes (veja as fotos retiradas do vídeo do Jornal Nacional).



A CNTE condena toda ação policial em desfavor de movimentos organizados por Sindicatos de Trabalhadores e vem a público defender o direito do trabalhador que participa da greve nacional na luta por uma educação pública de qualidade. Os educadores exigem o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública, contra a proposta dos governadores de reajuste do piso e contra o uso do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como base para correção. 
Os excessos cometidos pela PRF são inaceitáveis, tendo em vista que a manifestação é legítima e a ação truculenta feriu direitos individuais e coletivos de quem se dedica a mudar o Brasil pela Educação. É preciso dar um basta à violência e ao desrespeito contra aqueles que trabalham para construir um futuro de desenvolvimento para todos os brasileiros.

Brasília, 18 de março de 2014.
Roberto Franklin de Leão
Presidente

terça-feira, 18 de março de 2014

Campanha Salarial: SIMPROBAC e Administração Municipal iniciam as negociações no próximo dia 26 


No último dia 12 de março, o SIMPROBAC enviou ofícios à Administração Municipal informando sobre a pauta de reivindicações dos professores na Campanha Salarial 2014. Na oportunidade, também foi solicitada uma reunião para início das negociações.
Argumentando dificuldades em receber o Sindicato na data sugerida pelo mesmo (18 de março), o prefeito Oberdan agendou o encontro para o próximo dia 26, às 14:00h.
A categoria dos professores espera que o Governo Municipal trate as questões educacionais com maior sensibilidade a fim de avançarmos nas negociações.

O SIMPROBAC se coloca à disposição do Governo Local e da comunidade para o debate e maiores esclarecimentos.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Campanha Salarial 2014: SIMPROBAC solicita reunião com Administração para início das negociações

Com o objetivo de iniciar as negociações referentes à Campanha Salarial, a diretoria do SIMPROBAC solicitou da Administração Municipal uma reunião para o dia 18 de março. Os ofícios foram encaminhados na última quarta (12/03) ao prefeito Oberdan e aos secretários Ricardo Amorim e Rejane Barreto. Além da solicitação de reunião, o SIMPROBAC também encaminhou a pauta de reivindicações que integra a Campanha Salarial.

Conheça a pauta de reivindicações da categoria dos professores:

Ø Envio de projetos de lei (Avaliação de Desempenho, Gratificações para o ciclo de alfabetização, Introdução do nível V no Plano de Carreira) para votação na Câmara de Vereadores. A aprovação dos referidos projetos foi negociada no ano de 2013 e se trata de uma pendência do Governo Oberdan com os professores;
Ø Regulamentação da função de coordenador pedagógico;
Ø Pagamento de gratificações para professores contratados;
Ø Disponibilização de monitores pedagógicos para todas as turmas de Educação Infantil;
Ø Realização de concurso público para o cargo de professor;
Ø Reajuste salarial de 12%.


Até o presente momento, o governo Oberdan não se pronunciou sobre o início das negociações. O SIMPROBAC está aberto ao diálogo e se coloca à disposição do governo Local e da comunidade para o debate e possíveis esclarecimentos.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Greve Nacional da Educação: a educação de Barra do Choça vai parar

Em assembleia realizada na última terça (11/03) os professores de Barra do Choça aprovaram a participação da categoria na Greve Nacional dos Trabalhadores em Educação. A mobilização, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNE), ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de março e tem por objetivo reivindicar mais investimentos no ensino público e valorização dos profissionais da educação.
A decisão da categoria em aderir ao movimento ocorreu tendo em vista a necessidade de ampliar o debate sobre as questões educacionais nacionais e locais e, com isso, fortalecer a luta da categoria
Professores de Barra do Choça iniciam a Campanha Salarial 2014
Na última terça (11/03) o SIMPROBAC realizou a sua primeira assembleia do ano de 2014. A abertura do evento ocorreu com um café da manhã especial servido aos professores.
Os trabalhos foram iniciados com a discussão referentes a Greve Nacional dos Trabalhadores em Educação que ocorrerá entre nos dias 17, 18 e 19 de março.
Posteriormente, a categoria pontuou as principais questões da Campanha Salarial. O debate girou em torno do percentual de reajuste proposto pela categoria e pela aprovação dos projetos de lei negociados do ano anterior. Além disso, a categoria incluiu na Campanha o pagamento de gratificações específicas aos professores contratados.
O SIMPROBAC já comunicou à Administração Municipal sobre a pauta da Campanha Salarial e solicitou o agendamento de reunião para o início das negociações.
Os professores de Barra do Choça se colocam inteiramente à disposição do Governo Local e da comunidade para possíveis esclarecimentos e discussões referentes à categoria.
Todos os detalhes sobre a Campanha Salarial 2014 serão discutidos no programa de rádio “Momento SIMPROBAC”, na próxima segunda-feira, às 13:00h , na rádio Nova Dimensão FM.
Não percam!

quinta-feira, 6 de março de 2014

A fome dos roedores

O rato roeu os recursos causando rombo
Rombo nas verbas do FUNDEB
Rombo nos direitos mínimos dos professores
Rombo na credibilidade da Lei do Piso
Rombo na valorização dos profissionais do magistério
Rombo ao direito ao de um salário decente
Rombo no direito à carreira.
Rombo no direito de manifestar-se
Arrombaram até o direito de fazer greve
E querem roer também a liberdade sindical
E a verdade deixou de ser o que está na lei
Não é mais o que está na Constituição...
 A verdade passou a ser a estabelecida pelos que detêm o poder 
político e econômico financiados pelas verbas roídas do FUNDEB.
E assim, de rombo em rombo a educação de qualidade levou o maior tombo.
CME de Barra do Choça realizou sua primeira sessão ordinária em 2014

No dia 24 de fevereiro, o Conselho Municipal de Educação (CME) realizou a sua primeira sessão ordinária. Na oportunidade, foi escolhida a nova presidência do órgão. Na eleição, os professores Ângela Brito e Jorge Parangaba para os cargos de presidente e vice-presidente respectivamente.
Além disso, a reunião também discutiu o calendário de reuniões do CME; a regularização do Conselho do Fundeb; situações de estudantes da Rede Municipal de Ensino; autorização para o funcionamento das escolas e creches municipais..
As reuniões ordinárias do conselho ocorrem na última quarta-feira de cada mês, no prédio da Secretaria Municipal de Educação.