sábado, 25 de abril de 2015

Prefeito Oberdam não avança nas negociações e obriga professores à paralisarem as atividades

O prefeito Oberdam mostrou novamente seus descompromisso com os professores e as questões educacionais de Barra do Choça. Na segunda rodada de negociação com o SIMPROBAC, o prefeito Oberdam disse não novamente para todas as propostas apresentadas pela Categoria.
Diante de tamanho descaso do prefeito Oberdam, os professores aprovaram, na última assembleia, a realização de paralisações das atividades docentes nos dias 29 e 30 de abril, 05 e 06 de maio. Aprovou também um calendário de mobilização com objetivo de ampliar o debate sobre questões que envolvem a Campanha Salarial 2015.

Veja o calendário de mobilização aprovada em assembleia:

·   29 DE ABRIL: reuniões nas escolas entre professores e pais de estudantes;
·   30 DE ABRIL: visita coletiva à agência do INSS para consulta do extrato previdenciário dos professores. Concentração às 8:00h, na sede do SIMPROBAC;
·  05 DE MAIO: participação da diretoria do SIMPROBAC e professores na sessão da Câmara de Vereadores;
·  06 DE MAIO: Audiência Pública no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça.

O SIMPROBAC convida toda a Categoria e comunidade para participar das mobilizações e contribuir com o debate sobre as questões educacionais de Barra do Choça.

terça-feira, 21 de abril de 2015

SIMPROBAC e Governo Municipal realizarão nova reunião de negociação da Campanha Salarial 2015
Na próxima quarta-feira (22/04), a diretoria do SIMPROBAC se reunirá com o prefeito Oberdam e sua equipe para a discussão da pauta de reivindicações dos professores na Campanha Salarial do ano de 2015.
O agendamento da referida reunião ocorreu somente após várias solicitações do SIMPROBAC.
A Categoria espera que o prefeito Oberdam avance nas negociações, pois, como sabemos, a Educação do município de Barra do Choça, neste ano de 2015, se encontra em situação confortável, com mais dinheiro aliada à uma considerável redução de despesas.

Os resultados das negociação serão apresentados e discutidos em assembleia, na próxima sexta-feira (24/04), quando a Categoria deliberará os rumos do movimento.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

SIMPROBAC convoca a Categoria dos Professores para nova assembleia

Confira a convocação:

Edital nº 003/2015

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Professores Municipais,  Seção  Sindical  de  Barra do Choça - Estado da Bahia (SIMPROBAC), entidade Sindical de 1º Grau, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 07.256.349-000138, telefones (77) 9912-9508 / 3436-2636, sito  na  Rua Juracy Magalhães, nº 104, Ap.- 1  Centro, Barra  do Choça, Bahia, CEP 45.120-000, vem por meio deste convidar todos os Professores e Especialistas em Educação do Magistério Público Municipal a se reunirem em Assembleia Extraordinária, que se realizará no dia 24 de abril de 2015, (sexta-feira),  das 8:00h às 11:00h, no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça, para tratar da seguinte pauta:
   
1.  Informes;
2.  Campanha Salarial 2015;
3.  O que ocorrer.

OBS. Se não houver quórum em primeira convocação, instalar-se-á a assembleia em segunda convocação, com qualquer número, às 8:30h, no mesmo dia.

Barra do Choça, 16 de abril de 2015.


Nivaldo Conceição Lenares

Diretor Coordenador da Secretaria de Organização Sindical

quarta-feira, 15 de abril de 2015


Segundo especialista,  Lei da Terceirização é a maior derrota popular desde o golpe de 64
Por Wanderley Preite Sobrinho — publicado 10/04/2015 em CartaCapital.

   

Especialista em sociologia do trabalho, Ruy Braga traça um cenário delicado para os próximos quatro anos: salários 30% mais baixos para 18 milhões de pessoas. Até 2020, a arrecadação federal despencaria, afetando o consumo e os programas de distribuição de renda. De um lado, estaria o desemprego. De outro, lucros desvinculados do aumento das vendas. Para o professor da Universidade de São Paulo (USP), a aprovação do texto base do Projeto de Lei 4330/04, que facilita a terceirização de trabalhadores, completa o desmonte dos direitos trabalhistas iniciado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na década de 90. “Será a maior derrota popular desde o golpe de 64”, avalia o professor em entrevista a CartaCapital.
Embora o projeto não seja do governo, Braga não poupa a presidenta e o PT pelo cenário político que propiciou sua aprovação. Ele cita as restrições ao Seguro Desemprego, sancionadas pelo governo no final de 2014, como o combustível usado pelo PMDB para engatar outras propostas desfavoráveis ao trabalhador, e ironiza: “Esse projeto sela o fim do governo do PT e o início do governo do PMDB. Dilma está terceirizando seu mandato”.

Click  AQUI e leia a entrevista na íntegra!


terça-feira, 14 de abril de 2015

SIMPROBAC divulga nota de esclarecimento sobre a não adesão à paralisação do dia 15 de abril

A Diretoria do SIMPROBAC vem a público esclarecer, aos Profissionais da Educação e a Comunidade de Barra do Choça, sobre as razões da não adesão à Paralisação Nacional do dia 15 abril.

Ø  Considerando que a convocação da Confederação Nacional do Trabalhadores em Educação (CNTE) foi publicada somente no dia 10 de abril, posterior a assembleia dos professores;
Ø  Considerando que não houve tempo hábil para discutir a convocação da CNTE em assembleia;
Ø  Considerando que o SIMPROBAC, não é filiado a CNTE;
Ø  Considerando que o tema da paralisação não é específico a Educação;
Ø  Considerando que não houve tempo hábil para discussão e preparação de atividade de mobilização da Categoria;
Ø  Considerando a necessidade de comunicar a Comunidade com antecedência de 3 (três) dias úteis;
Ø    Considerando as orientações de sua Assessoria Jurídica;

A diretoria do SIMPROBAC não teve o amparo legal para decidir pela adesão à paralisação.
O SIMPROBAC se coloca à disposição para maiores esclarecimentos.


A direção do SIMPROBAC

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Prefeitura de Barra do Choça faz novos descontos ilegais em salários dos professores
                      
No mês de abril do ano de 2014, a Prefeitura Municipal de Barra do Choça, sem comunicar oficialmente ao SIMPOBAC, efetuou o desconto da contribuição anual (antigo imposto sindical) nos salário dos professores.
Lamentavelmente, o fato se repetiu no último mês, quando a Prefeitura Municipal fez novamente o desconto sindical.
Reafirmamos que o referido desconto é ilegal, pois o SIMPROBAC não é filiado a nenhuma outra entidade (sindicato, central sindical, federação sindical).
Além disso, esse ato ocorreu de forma autoritária e truculenta, pois os professores e diretoria do Sindicato não foram consultados e nem informados sobre o referido desconto.

O SIMPROBAC, através de sua assessoria jurídica, tomará as medidas legais cabíveis em relação ao ocorrido.
Governo Oberdam, com MAIS DINHEIRO E MENOS DESPESA, leva a Educação do município ao retrocesso

Neste ano de 2015, Barra do Choça vai receber somente de recursos do FUNDEB, mais de 26 milhões de reais e o dinheiro para ser gasto com Educação no município chega aos 34 milhões de reais. Mesmo com tanto dinheiro para Educação o prefeito Oberdam escolheu a palavra NÃO para todas as propostas da Categoria dos Professores.

Vejamos o que diz o prefeito Oberdam sobre as propostas dos professores:
· Não para licença maternidade de 6 meses;
· Não para eleição de coordenadores pedagógicos;
· Não para abono dos professores contratados;
· Não para o repasse e regularização do INSS dos professores;
· Não a licença para tratamento de saúde;
· Não ao concurso para intérprete de libras.

Sem falar da proposta de reajuste salarial (que beira o ridículo) de apenas 6%, e ainda dividido em duas vezes: 3% agora e os outros 3% só em janeiro de 2016, quando o reajuste do governo para os trabalhadores do Brasil é de quase 9% e de uma só vez.
E aí? Dá para acreditar? Mesmo vindo mais de 34 milhões de reais para a Educação do nosso município? 
Já não basta o prefeito Oberdam ter desempregado mais de 60 professores, em regime de contrato, que moram em nosso município!
Agora ele diz Não a qualquer proposta que valorize os professores e respeite os seus direitos.
Onde vamos parar?
Será que o professor voltará aos tempos antigos: fazer a limpeza da sala de aula, fazer merenda e ir para as escolas do campo andando.

Este descaso por parte do PREFEITO OBERDAM poderá obrigar a Categoria dos Professores a fazer PARALISAÇÕES DAS AULAS E GREVE, o que trará transtornos para toda comunidade de Barra do Choça.

Que o Prefeito Oberdam, na próxima reunião, substitua a palavra NÃO pela palavra VALORIZAÇÃO!

É hora de avançar!
NÃO ao retrocesso!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

SIMPROBAC realizará nova assembleia


Confira o edital de convocação:

Edital nº 002/2015
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Sindicato dos Professores Municipais,  Seção  Sindical  de  Barra do Choça - Estado da Bahia (SIMPROBAC), entidade Sindical de 1º Grau, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 07.256.349-000138, telefone (77) 9912-0895, sito  na  Rua Juracy Magalhães, nº 104, Ap.- 1  Centro, Barra  do Choça, Bahia, CEP 45.120-000, vem por meio deste convidar todos os professores e especialistas em Educação do Magistério Público Municipal a se reunirem em assembleia ordinária, que se realizará no dia 09 de abril de 2015, (quinta-feira),  das 13:00h às 17:00h, no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça:  

1.  Prestação de contas;
2.   Campanha Salarial 2015
3.   Reformulação do Estatuto do SIMPROBAC;
4.  Escolha de membro para compor o Conselho Municipal do FUNDEB;
5.  Informes;
6.  O que ocorrer;

OBS. Se não houver quórum em primeira convocação, instalar-se-á a assembleia em segunda convocação, com qualquer número, às 13:30h, no mesmo dia.
                                                                        
                                                                                    Barra do Choça, 30 de março de 2015.

Nivaldo Conceição Lenares

Diretor Coordenador da Secretaria de Organização Sindical