terça-feira, 26 de maio de 2015

SIMPROBAC realizará nova assembleia

Na próxima quinta-feira (28/05) os professores municipais de Barra do Choça se reúnem novamente em assembleia. O objetivo da mesma é avaliar a greve da Categoria e discutir as próximas ações do movimento.

Leia o edital de convocação:


SIMPROBAC solicita nova intervenção da Câmara de Vereadores para o reinício das negociações com o governo municipal

Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 26 de maio, o SIMPROBAC solicitou nova intervenção do Poder Legislativo para o reinício das negociações entre os professores e o governo municipal.
Na oportunidade, a diretoria do SIMPROBAC esclareceu aos vereadores e demais presentes o andamento das discussões referentes as reivindicações da Categoria. Também esclareceu que, além da valorização profissional, os professores estão lutando por saúde, democracia nas escolas, pelo direito de aposentar de forma digna e pelo cumprimento de leis e acordos.
Afirmou ainda que a Categoria está disposta a encerrar a greve. No entanto, é necessário que o prefeito Oberdam se abra para negociação afim de chegarmos a um entendimento.
A Câmara reafirmou a importância do SIMPROBAC na luta pelos direitos dos professores e se colocou à disposição do Sindicato, se prontificando à solicitar o agendamento de uma reunião com o prefeito Oberdam afim de proporcionar o reinício das negociações.

domingo, 24 de maio de 2015

Conheça as razões da greve dos professores municipais de Barra do Choça

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Água de péssima qualidade e infraestrutura precária comprometem a saúde dos estudantes e a qualidade do ensino no Centro Educacional Jorge Delano

O CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR JORGE DELANO (CEPJD), escola da zona rural de Barra do Choça (Fazenda Pau Brasil), há muitos anos vem sofrendo com o descaso, completamente abandonada. Água insuficiente e de má qualidade, falta de infraestrutura, são alguns dos graves problemas vivenciados pela comunidade escolar.
A água que abastece a unidade de ensino provém de um poço (cisterna). Segundo informações da Direção da Escola, resíduos diversos são transportados para o referido poço através das chuvas, o que compromete a qualidade da água.
Mato e sujeira favorecem a procriação de ratos e demais insetos, e pode ser foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue. Dessa forma, comprometendo ainda mais, a qualidade da água servida aos estudantes.
Como se observa na foto acima, a água é “barrenta” e, como se percebe, imprópria para o consumo.

Há constante falta d’ água, pois o poço possui capacidade bastante limitada. Além de abastecer a escola, a cisterna, também, abastece a unidade de saúde que se encontra ao lado.
Atualmente, a escola está sendo precariamente abastecida por um caminhão pipa, pois a grande demanda levou a água do poço ao fim.
Segundo a Direção da Escola, o CEPJD necessita urgentemente de reforma no telhado, na fachada e em sua área de acesso, manutenção das redes elétrica e hidráulica, instalação de fechaduras nas portas, limpeza no seu redor.
Sobre o problema no telhado, fomos informados pela Direção que há a possibilidades de suspensão das aulas durante os períodos chuvosos, pois o elevado número de goteiras chega a inundar as salas.
Todas essas questões foram discutidas entre direção, coordenação, professores, estudantes, funcionários e pais de estudantes, o que levou a se cogitar até a paralisação das aulas.
Apesar dos inúmeros esforços da Direção através de reuniões com a comunidade e solicitações à Secretaria Municipal de Educação, os problemas não foram resolvidos. 
Também é importante esclarecer que o município recebe recursos específicos para reformas e manutenção de suas escolas, à exemplo do Salário Educação.

Enquanto o prefeito Oberdam e o Secretário de Educação Ricardo Amorim não tomam as devidas providências, a comunidade escolar do CEPJD continuará a sofrer com os seguintes problemas:
    ·   Comprometimento da saúde devido à insuficiência e a má qualidade da água;
    ·  Dificuldades para execução dos trabalhos escolares devido à precariedade da estrutura física da escola.

Este é apenas mais um dos casos existentes do descompromisso do Prefeito Oberdam com a Educação do Município de Barra do Choça.

SE É COM TRABALHO QUE SE CONSTRÓI UM MUNICÍPIO MELHOR, PREFEITO OBERDAM, ESTÁ NA HORA DE DEIXAR A PROPAGANDA DE LADO E, DE FATO, TRABALHAR!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Por saúde, bem estar e valorização profissional, professores municipais de Barra do Choça entram em greve por tempo indeterminado
Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (20/05), os professores municipais de Barra do Choça aprovaram a deflagração da greve por tempo indeterminado. A decisão ocorreu devido a indisposição do prefeito Oberdam em avançar nas negociações referentes às reivindicações dos professores.

O que os professores estão reivindicando:

·  Regularização dos repasses da contribuição da Previdência Social (INSS) dos profissionais da educação;
·  Licença para tratamento de saúde;
·  Eleições para coordenação pedagógica;
·  Formação para profissionais em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais);
·  Gratificações para professores contratados;
·  Avaliação de desempenho dos profissionais da educação;
·  Reajuste salarial de 8,8 %.

O SIMPROBAC `se encontra à disposição do governo municipal para as negociações e da comunidade para maiores esclarecimentos.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Assembleia votará a deflagração da greve dos professores

Na próxima quarta-feira (20/05), os Professores Municipais de Barra do Choça se reunirão em nova assembleia para votação da deflagração da greve da Categoria.
Apesar dos inúmeros esforços do SIMPROBAC no sentido de proporcionar avanços nas negociações, o prefeito Oberdam não apresentou propostas que atendam às necessidades dos professores. Desse modo, há uma grande expectativa dos docentes para a aprovação do movimento grevista.


Confira o edital de convocação:

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Professores municipais de Barra do Choça adiam deflagração da greve para a próxima semana 

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (14/05), os professores municipais de Barra do Choça deliberaram pelo adiamento da deflagração da greve da Categoria para a próxima semana.
A decisão se deu pela necessidade do cumprimento de prazos legais em relação as publicações referentes ao indicativo de greve.
Uma nova assembleia foi agendada para a próxima quarta-feira (20/05), no turno matutino, para a aprovação da deflagração da greve.

A Categoria também aprovou a nova proposta para o reajuste salarial de 8,8% para ser apresentada ao governo municipal.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Professores municipais de Barra do Choça poderão deflagrar greve na próximo quinta-feira

A falta de disposição do prefeito Oberdam para avançar nas negociações levou os professores a aprovarem, na última assembleia, o indicativo de greve.
Deste modo, caso o prefeito Oberdam não apresente propostas que atendam os anseios da Categoria, os mesmos serão obrigados a deflagrar a Greve por tempo indeterminado.
A assembleia que discutirá a deflagração da greve está prevista para a próxima quinta-feira (14/05).



Leia o edital de convocação:


SIMPROBAC publica edital de indicativo de greve

Os professores municipais de Barra do Choça aprovaram, em assembleia do dia 08 de maio, o indicativo de greve da Categoria.
Com a referida publicação e decorrido o prazo de 72 horas, os professores poderão deflagrar greve por tempo indeterminado no próximo dia 14 de maio.


Leia o edital na íntegra: 

sábado, 9 de maio de 2015

SIMPROBAC lança música com temas da Campanha Salarial 2015

Neste sábado (09/05), o SIMPROBAC lançou a música sobre as questões que envolvem as reivindicações dos professores na Campanha Salarial deste ano de 2015.

Click na imagem abaixo e ouça:

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Professores municipais de Barra do Choça aprovam indicativo de Greve

O SIMPROBAC (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça) vem informar que, diante do descompromisso do prefeito Oberdam com a comunidade de Barra do Choça e a falta de disposição do mesmo para avançar nas negociações com os professores municipais, a Categoria aprovou, na última Assembleia, o indicativo de greve.

Os professores querem: 


Diante dos milhões de reais que vêm para a Educação de Barra do Choça, se o prefeito Oberdam não avançar nas negociações com a Categoria dos professores, os mesmos serão forçados a entrarem em greve!
Prefeito Oberdam, não prejudique a população de Barra do Choça!
Cumpra os acordos que o senhor assinou!

ESCOLAS FECHADAS, ALUNOS SEM AULA, PROFESSORES NA RUA:
PREFEITO OBERDAM, A CULPA É SUA!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

SIMPROBAC e SINSEB participam de sessão da Câmara de Vereadores
Na última terça-feira (05/05), dezenas de professores, servidores públicos e comunidade lotaram o Plenário da Câmara Municipal. Na oportunidade, as diretorias do SIMPROBAC (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça) e o SINSEB (Sindicato dos Servidores Municipais de Barra do Choça) explicaram aos presentes sobre as razões das paralisações e apresentaram vários questionamentos sobre a gestão dos recursos do município.
A diretoria do SIMPROBAC fez uma breve explanação sobre a pauta de reivindicação do professores, esclarecendo que a mesma envolve temas como valorização profissional, saúde dos profissionais da educação, cumprimento de leis e acordos. Reafirmou que a Categoria votará o indicativo de greve na próxima assembleia, caso o prefeito Oberdam não avance nas negociações.
                                             Fábio Andrade: diretor do SIMPROBAC


                                             Aline Araújo: diretora do SINSEB

Também solicitou a intervenção da Câmara nas discussões através da mediação das negociações entre SIMPROBAC e Governo Municipal
Os vereadores declararam pleno apoio à luta dos professores e dos servidores do SINSEB e se prontificaram a fazer a intervenção como forma resolver o impasse.
Sucateamento do CEBN: símbolo do caos na gestão da Educação de Barra do Choça

O sucateamento do CEBN (Centro Educacional de Barra Nova) simboliza o caos do governo Oberdam na gestão da Educação do Município. Há anos que a escola não passa por uma reforma. Grades e piso deteriorados, mobiliário (carteiras, mesa) quebrado e amontoado no pátio, obras inacabadas e abandonadas são alguns exemplos do descaso da gestão Oberdam com a Unidade de Ensino Público Municipal. Sem falar da insegurança que, no ano de 2014, levou professores e estudantes a paralisarem as aulas.
O governo Oberdam diz, em sua propaganda, que é um exemplo de administração. No entanto, os fatos nos revelam o contrário.
Apesar de Barra do Choça ser um dos municípios brasileiros que mais recebem verbas para a Educação, o governo Oberdam parece não conseguir mais gerir as gordas verbas do FUNDEB  e do próprio Município que enchem os cofres públicos de Barra do Choça.

Diante disso, cabe o questionamento:

Para onde está indo o dinheiro da Educação de Barra do Choça?

Enquanto o Prefeito Oberdam não responde, a comunidade escolar do CEBN  está submetida às condições conforme imagens apresentada neste blog.

SE É COM TRABALHO QUE SE CONSTRÓI UM MUNICÍPIO MELHOR..., JÁ ESTÁ NA HORA DO PREFEITO OBERDAM DEIXAR A PROPAGANDA DE LADO E, DE FATO, TRABALHAR!

terça-feira, 5 de maio de 2015

Professores municipais poderão aprovar indicativo de greve na próxima sexta-feira 

Na próxima sexta-feira, os professores municipais de Barra do Choça se reunirão em assembleia para discussão das negociações da Categoria com a Administração Municipal. Há uma grande expectativa dos professores para a assembleia, uma vez que será discutido o indicativo de greve.
O SIMROBAC aguarda o agendamento de uma reunião com o prefeito Oberdam para continuidade das negociações e, deste modo, espera-se que o gestor avance em suas propostas.
Caso o prefeito Oberdam não avance nas negociações, a Categoria aprovará o INDICATIVO DE GREVE.
Confira o edital de convocação:

Edital nº 004/2015
ASSEMBLEIA ORDINÁRIA
O Sindicato dos Professores Municipais,  Seção  Sindical  de  Barra do Choça - Estado da Bahia (SIMPROBAC), entidade Sindical de 1º Grau, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 07.256.349-000138, telefones (77) 9912-9508, (77) 3436-2636, situado  na  Rua Juracy Magalhães, nº 104, Ap.- 1  Centro, Barra  do Choça, Bahia, CEP 45.120-000, vem por meio deste convidar todos os Professores e Especialistas em Educação do Magistério Público Municipal a se reunirem em assembleia ordinária, que se realizará no dia 8 de maio de 2015, (sexta-feira),  às 13:00 h, no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça.

1.            Informes;
2.            Campanha Salarial 2015;
3.            Indicativo de Greve;
4.            Informes.

OBS. Se não houver quórum em primeira convocação, instalar-se-á a assembleia em segunda convocação, com qualquer número, às 13:30h, no mesmo dia.

                                                                                 Barra do Choça, 04 de maio de 2015.


Nivaldo Conceição Lenares
Diretor Coordenador da Secretaria de Organização Sindical                                                                                                     

sábado, 2 de maio de 2015

Perfeito Oberdam tenta confundir a população de Barra do Choça sobre a paralisação dos professores

Nota divulgada pelo prefeito Oberdam tenta induzir a população à uma interpretação errônea sobre os reais motivos das paralisações dos professores. Além de não discutir a pauta de reivindicação dos SIMPROBAC, composta por 8 (oito) pontos, o prefeito Oberdam se baseia novamente em discursos vazios, repetitivos e sem credibilidade, pois o prefeito, mais uma vez, diz muito e não prova nada.
Em seu informativo, o SIMPROBAC debate as questões que envolvem a paralisação da Categoria e contrapõe os argumentos vazios do prefeito Oberdam.
Confira o informativo:

Clic nas imagens para ampliá-las: