segunda-feira, 29 de junho de 2015

Republicação de edital de assembleia

domingo, 28 de junho de 2015

Assembleia do SIMPROBAC é adiada para a próxima quarta-feira
Devido a sinalização do prefeito Oberdam em se reunir com a diretoria do SIMPROBAC para discussão referente a questões salariais dos professores contratados, a assembleia agendada para o dia 29 de junho foi adiada para a próxima quarta-feira (01/07), às 08:30 h.


                                                                                    A direção agradece pela compreensão.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

SIMPROBAC convoca a Categoria para assembleia


Leia o edital de convocação:


SIMPROBAC lança carta aberta sobre possível desconto nos salários dos professores contratados



Em site oficial da prefeitura de Barra do Choça, o Prefeito Oberdam informa que cortará o salário dos professores contratados pelos dias de paralisações. Para justificar este ato, diz que está baseado em decisão judicial, (LIMINAR CONCEDIDA). Na verdade, a LIMINAR concedida apenas determinou o retorno dos professores para sala de aula, e não autorizou o corte dos salários.
Vejamos o que determina a LIMINAR CONCEDIDA pelo Poder Judiciário local:

“... quanto do pedido de desconto na folha salarial dos servidores que aderiram ao movimento de greve deixo para analisá-lo quando da apreciação do mérito da questão.”  (Significa que a justiça local, ainda decidirá quando for dada a SENTENÇA).
Logo após, consta na referida Liminar o seguinte:
“ .... determinar o retorno dos professores do município de Barra do Choça, que aderiram ao movimento grevista, às suas atividades....”  “Bem como a reposição dos dias paralisados, contados a partir da publicação da presente decisão. ”
                   Contém ainda na LIMINAR o seguinte:

...“A tutela de urgência, acaso se mostre indevida, pode ser REVOGADA, sem, com isso, HAJA PERECIMENTO DE DIREITO ENTRE AS PARTES...”

O SIMPROBAC, através de sua Assessoria Jurídica, está tomando as medidas judiciais cabíveis para que os professores contratados não venham a ser injustiçados com o corte nos seus salários.

Lamenta-se tal procedimento pelo Prefeito Oberdam, em não respeitar o direito sagrado da sobrevivência digna e do Estado Democrático de Direito.

domingo, 21 de junho de 2015

SIMPROBAC realiza quermesse 2015

Na manhã do último sábado (20/06) o SIMPROBAC realizou a sua primeira quermesse. O evento ocorreu na alameda do Comércio e contou com a participação de professores e demais pessoas da comunidade.

Os participantes degustaram o tradicional amendoim cozido, o chazão e  uma variedade de bolos, tortas e doces, tudo doado pelos professores.
A animação ficou por conta do grupo de forró “Nanuscada” que, ao som da sanfona, triângulo, pandeiro e zabumba, encantou a todos com tradicional forró pé de serra.
O dinheiro arrecadado será doado a uma pessoa da comunidade de Barra do Choça como auxílio para o seu tratamento de saúde.
A realização da quermesse do SIMPROBAC fez parte do calendário de mobilização dos professores neste ano de 2015. O Sindicato agradece a todos os professores que contribuíram com o evento e a comunidade pela intensa participação.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

SIMPROBAC lança carta aberta à comunidade de Barra do Choça


Leia a carta:
(Click na imagem para ampliá-la)


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Escola Santo André: mais um exemplo do descaso do Prefeito Oberdam com a Educação de Barra do Choça

Atendendo ao convite da Associação dos Produtores Rurais do Morro de São Paulo (zona rural do município de Barra do Choça), o SIMPROBAC participou de uma reunião, no dia 31 de maio, na qual foram discutidos os principais problemas da comunidade.
O tema central da discussão foi a situação que a comunidade escolar do Morro de São (zona rural do município de Barra do Choça) está sendo submetida pelo governo Oberdam. Os estudantes da Escola Municipal Santo André convivem há anos com uma situação preocupante: a escola funciona de forma improvisada, em um local cedido pela comunidade e que não oferece nenhuma condição para a prática educativa.
A “escola” não possui ventilação. Também não possui banheiro. Os estudantes precisam fazer as suas necessidades fisiológicas no “mato”. Também não há local para preparação da merenda. O armazenamento e preparação do alimentação é feito em local cedido por um dos moradores da comunidade. Além disso, a comunidade é que arca com as despesas de água e energia, cuja responsabilidade é da prefeitura municipal.

   Foto: local de funcionamento da escola

Outro grave problema é a existência de um poço ao lado da escola, com profundidade superior a 5 (cinco) metros. O fato do local de funcionamento da escola não possuir muro, crianças de 4 anos de idade ficam expostos ao risco de acidentes.
       Foto: poço localizado a pouco metros da escola

Segundo relatos dos moradores da localidade, há pelo menos três anos a escola funcionou de forma improvisada em uma garagem. Sensibilizada com a situação, a associação de moradores disponibilizou um espaço (uma capela) para o funcionamento, bem como solicitou da Administração municipal a construção de um espaço adequado.
Mesmo diante da necessidade da comunidade, o Prefeito Oberdam não cumpriu o seu papel de gestor público, pois não se responsabilizou pela construção da unidade de ensino.
      Foto: garagem onde a escola funcionou até o ano de 2014

Segundo representantes da comunidade, foi feito um acordo (de boca) no qual a Secretaria de Educação apenas “doaria” parte do material e a comunidade se responsabilizaria em executar a obra. Como de costume, o prefeito Oberdam e o secretário Ricardo Amorim não cumpriram suas partes do acordo, pois forneceram, somente até o final do mês de fevereiro, apenas uma pequena parcela do material. Desse modo, a obra que já deveria ter sido concluída ainda se encontra inacabada. Enquanto isso, cerca de 20 crianças estudam em um espaço sem a mínima estrutura necessária.
    Foto: obra da escola paralisada por falta de de material  construção

De acordo com os representantes da comunidades, o abandono por parte do prefeito Oberdam não é recente, o mesmo ocorre em outras áreas como saúde e infraestrutura. Como exemplo, foi relatado a falta de agente comunitário e unidade de saúde, problemas que comprometem a qualidade de vida dos moradores. Somado a isso, ainda há as péssimas condições das estradas, o que dificulta até o transporte dos estudantes.
Todos esses problemas apresentados, especialmente o descaso com a educação, mostram o descompromisso do Prefeito Oberdam e do secretário Ricardo Amorim com a comunidade do Morro de São Paulo. Trata-se de um atentado aos direitos dos cidadãos e a dignidade humana.


SE É COM TRABALHO QUE SE CONSTRÓI UM MUNICÍPIO MELHOR, O PREFEITO OBERDAM E O SECRETÁRIO RICARDO AMORIM PRECISAM DEIXAR A PROPAGANDA E OS DISCURSOS DEMAGÓGICOS DE LADO E, DE FATO, COMEÇAREM A TRABALHAR!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Assembleia dos professores decide pelo retorno às atividades letivas na próxima quarta-feira

Em assembleia do SIMPROBAC realizada na última segunda-feira, os professores municipais deliberaram pelo retorno às suas atividades letivas, na próxima quarta-feira (17/06), em atendimento a concessão de liminar judicial.
Os professores aguardarão, em salas de aula, a decisão do recurso impetrado pelo SIMPROBAC no Egrégio Tribunal de Justiça da Bahia. No entanto, poderão paralisar as suas atividades a qualquer momento.
Tendo em vista a falta de avanços nas negociações por parte do Prefeito Oberdam, a categoria dos professores continua mobilizada. Desse modo, o SIMPROBAC solicitará a abertura das negociações com o Prefeito Oberdam e sua equipe de governo com o objetivo de reiniciar as discussões da pauta de reivindicações. A pauta é composta por 7 (sete) reivindicações que envolvem, além da valorização profissional, a regularização dos repasses junto ao INSS, a saúde dos professores, ampliação da democracia nas unidades de ensino e o cumprimento de leis e acordos.
O Sindicato também intensificará as suas ações e ampliará o debate com a comunidade sobre as questões que envolvem a educação do município de Barra do Choça.  
Prefeito Oberdam, faça seu papel de gestor público: sente e negocie com a Categoria!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Comunicado importante a comunidade de Barra do Choça

O SIMPROBAC (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça) informa a comunidade que não haverá aula na próxima segunda-feira (15/06), pois a categoria dos professores estará reunida em assembleia, em conjunto com a sua assessoria jurídica, para discutir os rumos da greve .
A referida assembleia acontecerá a partir das 8:00h da manhã, no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça.
O SIMPROBAC reafirma  o pleno exercício e legítimo  direito a greve, amparado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e por demais leis, como forma de luta coletiva por melhores condições de trabalho e como meio para uma educação pública de qualidade.
Salve nossa Constituição Federal 1988!
Salve nossos direitos Fundamentais!
Salve nosso eterno espirito de luta contra os opressores!

POR UMA BARRA DO CHOÇA LIVRE, ESTAMOS EM GREVE!
SIMPROBAC convoca professores para nova assembleia


Na próxima segunda-feira (15/06) os professores municipais de Barra do Choça se reúnem em assembleia para avaliação do processo grevista.

Leia o edital de convocação.
SIMPROBAC divulga nota de esclarecimento sobre possível decisão judicial da greve dos professores

O SIMPROBAC (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça) esclarece aos professores e a comunidade em geral que, até o presente momento, o Sindicato não recebeu nenhuma notificação da Justiça acerca do julgamento da greve dos professores.
Portanto, os professores permanecem em greve por tempo indeterminado.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Mesmo sob ameaça de demissão, professores contratados decidem continuar em greve

Após ameaças do prefeito Oberdam em demitir os professores contratados, os educadores decidiram, em assembleia, que não retornarão as aulas, permanecendo em greve por tempo indeterminado.
Na assembleia, a diretoria do SIMPROBAC esclareceu a Categoria sobre a legitimidade do direito de greve. Também, de acordo com a discussão, ficou claro que nenhum trabalhador pode ser demitido por participar de movimento grevista. Desse modo, demissão dos professores se configura um desrespeito à dignidade e aos direitos legalmente constituídos.
Os professores de Barra do Choça dizem não aos atos truculentos do prefeito Oberdam.
NÃO A DITADURA!

NÃO AO CORONELISMO!
Assessoria jurídica do SIMPROBAC se reunirá com professores contratados


Confira o convite para reunião:


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Prefeito Oberdam ameaça desempregar os professores de Barra do Choça
O SIMPROBAC (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça) informa que o Prefeito Oberdam, em nota publicada no site da prefeitura, de forma vergonhosa em um ato de desrespeito à Constituição do nosso país e as Leis do nosso município, tenta coagir os professores efetivos e ameaça demitir os professores contratados de Barra do Choça que estão em Greve.

Prefeito Oberdam, a greve é um direito constitucional garantido a todo trabalhador brasileiro. A época do coronelismo e da ditadura já passou. 
Estamos em um período democrático de direito, onde a Liberdade de todo e qualquer cidadão e cidadã deve ser respeitada.
Prefeito Oberdam, se o senhor quer acabar com a greve, cumpra o seu dever de homem público e abra as portas da prefeitura para negociação com Entidades Sindicais.
Por uma Barra do Choça livre de práticas coronelistas e ditatoriais, nós professores não aceitaremos ser coagidos e continuaremos mantendo o  direito fundamental de todo o trabalhador brasileiro: O DIREITO DE GREVE.

Prefeito Oberdam, chega de ameaças e ataques aos trabalhadores e a população, sente e negocie!

terça-feira, 9 de junho de 2015

SIMPROBAC realizará nova assembleia da Categoria dos professores


Confira o edital de convocação:


sábado, 6 de junho de 2015

Prefeito Oberdam, com uma gestão ultrapassada, se recusa a discutir com a comunidade os processos grevistas dos professores e servidores
O SIMPROBAC lamenta a ausência do prefeito Oberdam, em Audiência Pública realizada em parceria com o SINSEB, na última quarta-feira, dia 03 de junho.
Na oportunidade, de forma DESRESPEITOSA E DESCOMPROMISSADA, o Prefeito enviou um ofício justificando o injustificável: o seu descompromisso com a população de nosso município que está sendo penalizada com uma greve. O Prefeito se mostra incapaz de negociar com as categorias dos professores e servidores públicos.
IRRESPONSAVELMENTE, o prefeito Oberdam tem tratado o espaço público, como particular, a ponto de se esquecer que é um Gestor Público, a serviço do município.
O prefeito tem dito que os movimentos sindicais mentem. No entanto, ele e sua equipe se escondem em seus gabinetes, pois não compareceram a Audiência Pública para dialogar com a população.
Os professores e demais servidores públicos querem acabar com a greve. Mas é preciso que aquele que comanda a Administração Pública do nosso município, o prefeito, pratique uma das mais importantes qualidades de um Gestor Público: a capacidade de dialogar através da negociação.

PREFEITO OBERDAM, ACABE COM A GREVE!
NEGOCIE COM OS SINDICATOS! ESSE DEVE SER O SEU PAPEL COMO PREFEITO! 

quinta-feira, 4 de junho de 2015

De forma desrespeitosa, prefeito Oberdam não comparece à audiência pública para discussão dos movimentos grevistas 
O fato que mais chamou atenção na audiência pública do SIMPROBAC e SINSEB, no dia 03 de junho, foi AUSÊNCIA DO PREFEITO OBERDAM. O mesmo foi convidado para prestar esclarecimentos para os professores, servidores e a comunidade. No entanto, de forma desrespeitosa, principalmente com os pais dos estudantes, o prefeito não compareceu.
Essa atitude do prefeito Oberdam deixa claro que o mesmo não se preocupa em ouvir a população. O fato de não poder provar o que diz nos meios de comunicação foi, sem dúvida, outro motivo do seu não comparecimento.

Esse triste episódio deixa claro que os sindicatos estão corretos em seus discursos e que o prefeito Oberdam é quem não diz a verdade.
PREFEITO OBERDAM, RESPEITE A COMUNIDADE DE BARRA DO CHOÇA!
SIMPROBAC e SINSEB realizam audiência pública para discussão dos processos grevistas


Na última quarta-feira (03/06) o SIMPROBAC (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça) e SINSEB (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barra do Choça) realizaram uma audiência pública para discussão dos processos grevistas dos professores e demais servidores públicos.
A abertura ocorreu com um momento de oração proferido pela professora Dyene Loren. Posteriormente, foi composta a mesa com os representantes sindicais Fábio Andrade (SIMPROBAC) e Aline Araújo (SINSEB), o Vereador Paulo de Jesus (Presidente da Comissão de Educação da Câmara), a Senhora Vera Lúcia Simões (representante de pais de estudantes), o Sr. Cristiano, advogado da administração municipal.
O prefeito Oberdam e o secretário de educação Ricardo Amorim foram convidados, porém não compareceram. Apenas enviaram o seu assessor jurídico como mensageiro. O mesmo apresentou os ofícios enviados aos sindicatos nos quais o prefeito Oberdam comunica o encerramento das negociações e que entrou com ação judicial contra os processos grevistas.
Iniciadas as discussões, os diretores do SIMPROBAC e do SINSEB fizeram um resumo das campanhas salariais dos professores e demais funcionários. Fábio Andrade, diretor do SIMPROBAC, pontuou as reivindicações dos professores e destacou que a Campanha Salarial da Categoria envolve, além da valorização profissional, questões relacionadas com a saúde dos profissionais da educação, a regularização dos repasses do INSS e o cumprimento de leis e acordos.

Fábio Andrade: diretor do SIMPROBAC

Aline Araújo, representante do SINSEB, fez um balanço da gestão financeira do município. Os dados apresentados evidenciaram que Barra do Choça se encontra em situação privilegiada em relação a arrecadação dos recursos financeiros. “A crise em questão é de gestão, pois o prefeito Oberdam não tem administrado as verbas públicas de modo a proporcionar valorização profissional e qualidade na prestação dos serviços públicos aos cidadãos barrachocenses”, afirmou a diretora sindical.  

    Aline Araújo: representante do SINSEB

A senhora Vera Lúcia relatou a preocupação dos pais dos estudantes com os possíveis prejuízos da greve dos professores. No entanto, reafirmou a legitimidade da luta dos educadores em prol de seus direitos.
    Sr. Vera Lúcia: representante de pais de estudantes

O vereador Paulo de Jesus relatou os esforços da Câmara Municipal na intermediação da negociações entre os sindicatos e a Administração Municipal. Lamentou a ausência do prefeito Oberdam e afirmou que o legislativo cumprirá o seu papel em relação as denúncias apresentadas pelo SIMPROBAC e pelo SINSEB.
    Vereador Paulo de Jesus; representante da Câmara Municipal

No segundo momento, franquiada a palavras, professores e servidores públicos colocaram a insatisfação com a gestão do prefeito Oberdam bem como lamentaram a indisposição do mesmo para negociar com as categorias profissionais.
     Damião Reis: professor e representante da Associação Barrachocense de Integração do Deficiente

Apesar de demonstrar preocupação com os impactos dos movimentos grevistas, os pais de estudantes e demais membros da comunidade declararam apoio a luta dos professores e demais servidores. Também lamentaram a ausência do prefeito Oberdam, o que, segundo os mesmos, evidenciou o descompromisso e desrespeito do gestor com os funcionários e com a população de Barra do Choça.
Ao final, Fábio Andrade concluiu que os dados apresentados e a ausência do gestor comprovaram que os sindicatos estão certos e o único que não diz a verdade é o prefeito Oberdam.
Os representantes do SIMPROBAC e SINSEB afirmaram que os sindicatos estão preparados para a intensificação dos embates e que, mesmo com decisão judicial, continuarão com os movimentos grevistas.
Agradeceram aos presentes pela participação e convocaram os professores e servidores para a luta.
Além dos segmentos já mencionados, foram convidados os conselhos municipais, as Igrejas, a sociedade civil organizada e demais entidades e os meios de comunicação locais e regionais.
Todos os detalhes da audiência pública serão discutidos no programa de rádio MOMENTO SIMPROBAC, na próxima segunda-feira, às 13 horas, na Rádio Nova Dimensão FM (104,9).

Não percam!!!