quarta-feira, 29 de julho de 2015

Professores suspendem paralisação das atividades

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (29/07), os professores municipais de Barra do Choça deliberaram pela suspensão das paralisações agendadas para os dias 29, 30 e 31 de julho. Os avanços nas negociações com a possibilidade de o prefeito Oberdam aceitar as novas propostas da Categoria foram as razões para tal decisão.
Uma nova reunião entre o SIMPROBAC e o gestor está agendada para a próxima terça-feira (04/08).  Na oportunidade, o prefeito Oberdam apresentará sua decisão em relação às novas propostas apresentadas pelos professores.
Posteriormente, no dia 05 de agosto, a Categoria se reunirá em assembleia para discutir os resultados das negociações e deliberar sobre os rumos do movimento.

terça-feira, 28 de julho de 2015

SIMPROBAC e governo municipal realizam nova rodada de negociação

Na última segunda-feira (27/07), a diretoria do Sindicato dos Professores Municipais se reuniu com o governo Oberdam para nova rodada de negociação. A reunião teve o objetivo de discutir a pauta de reivindicações da Categoria em 2015 e o corte nos salários dos professores contratados. Foram 5 (cinco) horas de reunião em que foram discutidas inúmeras possibilidades de acordo com a finalidade de resolver o impasse e finalizar o processo de paralisações.
Ao final da reunião, o prefeito Oberdam se comprometeu a fazer uma análise das propostas com sua equipe de governo e comunicar oficialmente suas decisões ao SIMPROBAC até a próxima assembleia.
Os resultados da negociação serão discutidos com os professores, em assembleia no 29 de julho.

Participaram da reunião, a diretoria do SIMPROBAC, o prefeito Oberdam e o secretário Ricardo Amorim, além de diretores (professores) escolares. 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Professores farão nova paralisação das atividades nesta semana

Diante da situação degradante que o prefeito Oberdam submete o professor contratado com o corte em seu salário, bem como a indisposição do gestor para avançar nas reivindicações da Categoria neste ano de 2015, os professores aprovaram, em assembleia da última quinta-feira (23/07), a realização de novas paralisações das atividades docentes.

As paralisações ocorrerão em tempo parcial (meio período), nos dias 29, 30 e 31 de julho.
Uma nova reunião de negociação com o prefeito Oberdam está agendada para o dia 27 de julho. Posteriormente, no dia 29/07, os professores se reunirão em assembleia para discussão e deliberação dos rumos do movimento.

Leia o edital de convocação da assembleia:

segunda-feira, 20 de julho de 2015

SIMPROBAC convoca professores para assembleia geral da Categoria

Leia o edital de convocação:


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Após mobilização dos professores, prefeito Oberdam recebe o SIMPROBAC em seu gabinete 

Após  mobilização dos professores com a ocupação do prédio da prefeitura na última terça-feira (14/07), o prefeito Oberdam aceitou receber o SIMPROBAC para a discussão do corte dos salários dos professores contratados.
Em reunião com o gestor, os diretores sindicais esclareceram novamente sobre a ilegalidade do corte salarial, bem como a situação degradante que os docentes estão submetidos com esse ato do prefeito Oberdam. Também deixaram claro que a Administração Municipal possui plenos poderes para revogar a decisão. Desse modo, fez um apelo ao prefeito para que o mesmo se sensibilize com tal situação.
A professora Rosentina Ferreira destacou os transtornos que seus colegas contratados estão passando, pois o corte salarial está dificultando a sobrevivência dos mesmos. Também apelou pela revisão dessa decisão que está penalizando os profissionais da educação e a comunidade.  
Os vereadores Paulo de Jesus e Francisco Amorim reafirmaram as solicitações ora feitas e a necessidade de resolução do impasse.
Diante das argumentações, o prefeito Oberdam apresentou como proposta imediata apenas a antecipação do pagamento do salário do mês de julho. Após novos questionamentos por parte do SIMPROBAC, o prefeito se comprometeu a fazer nova consulta ao setor jurídico da prefeitura para uma possível reavaliação do assunto.
Em assembleia realizada na tarde do mesmo dia, a Categoria chegou ao consenso de que a proposta da Administração não atende plenamente os seus anseios e, portanto, por unanimidade recusou a mesma.
Os professores se comprometeram a aguardar a reavaliação da Administração que será feita à partir de nova análise jurídica.
O SIMPROBAC reconhece que está ocorrendo uma progressiva reabertura do diálogo. No entanto, não está havendo avanços por parte do prefeito Oberdam.
Enquanto não se resolve tal situação, os professores se manterão mobilizados, com as paralisações parciais das aulas nos dias 15, 16 e 17 de julho.  

O corte dos salários dos professores contratados foi um ato ilegal e desumano que tem comprometido a sobrevivência digna desses trabalhadores que tanto contribuem para a educação do município de Barra do Choça. 
Professores municipais de Barra do Choça fazem manifestação e ocupam a prefeitura
Na manhã de tempo chuvoso da última terça-feira (14/07), os professores municipais fizeram uma caminhada pelas ruas do centro da cidade em protesto ao corte dos salários dos professores contratados.
Os manifestantes se concentraram no Centro Educacional de Barra do Choça de onde, munidos de faixas, apitos e gritos de ordem, partiram em caminhada em direção ao prédio prefeitura.
Já no interior do prédio, os educadores se manifestaram cantando, em coro, o Hino Nacional do Brasil e o Hino de Barra do Choça. Após este ato, todos se dirigiram ao gabinete do prefeito como forma de sensibilizar o gestor a receber a diretoria do SIMPROBAC para a negociação de uma possível devolução dos valores descontados nos salários dos professores grevistas.
A mobilização obteve êxito, pois o prefeito aceitou receber os diretores do Sindicato dos Professores para a discussão sobre o corte salarial.
O SIMPROBAC agradece e parabeniza todos os professores que participaram desta mobilização.
PARABÉNS PROFESSORES!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

SIMPROBAC realizará assembleia em tempo integral

O SIMPROBAC realizará assembleia em tempo integral, na próxima terça-feira (14/07). A realização da mesma tem o objetivo de definir as ações contra o corte nos salários dos professores e as estratégias para sensibilizar o prefeito Oberdam para a reabertura das negociações da pauta de reivindicações da Categoria.

Leis o edital de convocação:
 
 
 

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Professores paralisarão as aulas na próxima semana
Devido ao corte nos salários dos professores contratados (ato desumano cometido pelo prefeito Oberdam) e a falta de disponibilidade do gestor municipal para negociar as reivindicações dos professores, a Categoria aprovou, em assembleia realizada nesta quinta-feira (08/07), a realização de paralisações parciais das aulas nos dias 15, 16 e 17 de julho.

Leia o edital de deflagração da paralisação:
O corte nos salário dos professores contratados foi um ato ilegal, pois a liminar judicial determinou apenas o retorno dos docentes e reposição das aulas dos dias paralisados.
Além do corte nos salários, os professores também reivindicam a reabertura das negociações da pauta de reivindicações da categoria neste ano de 2015.

Diante desta situação degradante que o prefeito Oberdam submete o professor contratado, o SIMPROBAC reafirma o seu compromisso em continuar na luta por uma sociedade justa, respeitando o direito a sobrevivência digna de cada trabalhador e de cada cidadão.

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca

(Dom Hélder Câmara)

terça-feira, 7 de julho de 2015

SIMPROBAC envia ofícios aos comerciantes sobre o corte nos salários dos professores contratados
No último sábado (04/07), o SIMPROBAC enviou ofícios aos comerciantes de Barra do Choça esclarecendo aos mesmos sobre o corte nos salários dos professores contratados, ato ilegal e desumano cometido pelo prefeito Oberdam.
Além do supracitado esclarecimento, esta ação tem o objetivo de sensibilizar o comércio sobre a situação degradante que esse profissional se encontra, o que compromete a sua sobrevivência.
O professor contratado é um importante agente consumidor e, deste modo, o corte em seu salário trará impactos negativos na economia de Barra do Choça. Deste modo, o SIMPROBAC pediu compreensão aos proprietários dos estabelecimentos comerciais, pois os professores contratados terão dificuldades em honrar os compromissos com o comércio.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

SIMPROBAC convoca a categoria dos professores para assembleia

Leia o edital de convocação:


sexta-feira, 3 de julho de 2015

 STF manda governo de SP pagar dias parados de professores grevistas
                           
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, determinou nesta quinta-feira (2) que o governo de São Paulo pague o salário correspondente aos dias parados de professores do estado que fizeram greve por cerca de três meses, entre março e junho deste ano.
A decisão suspendeu os efeitos de uma decisão anterior do Superior Tribunal de Justiça (STJ), instância inferior do Judiciário, que permitia ao governo de São Paulo cortar o salário. Para Lewandowski, a decisão tem caráter constitucional e por isso caberia ao STF decidir sobre o assunto.
“A garantia constitucional do salário assegura seu pagamento pela Administração Pública, principalmente nas situações em que o serviço poderá ser prestado futuramente, por meio de reposição das aulas, como só acontece nas paralisações por greve de professores”, explicou o ministro do STF em sua decisão.
Fonte: GLOBO.G1.COM 
Para ler a matéria na íntegra, click  AQUI!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Prefeito Oberdam reafirma que fará corte nos salários dos professores contratados
O SIMPROBAC informa que após fazer tentativa de negociação com o Prefeito Oberdam, este sindicato enviou, na última quarta-feira, documentação pronta, a pedido do mesmo, para não fazer o corte de salário dos dias paralisados dos professores contratados. No entanto, o SIMPROBAC recebeu um ofício informando que ele, o Prefeito Oberdam, fará sim, o corte de salário dos dias de paralisação na folha de pagamento do professor contratado.
Nestes 10 (dez) anos de história, de lutas e conquistas, o nosso sindicato -  SIMPROBAC - não mediu esforços para defender uma educação pública de qualidade e valorização da categoria dos professores.
Deste modo, o SIMPROBAC, no gesto de solidariedade, avisa que abrirá uma Campanha entre os professores efetivos e toda a comunidade para sensibilizar o Prefeito Oberdam contra este ato desumano.
O SIMPROBAC, neste momento, deixa uma mensagem do grande líder religioso católico, Dom Hélder Câmara, a todos os professores municipais e toda a comunidade de Barra do Choça:

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca
(Dom Hélder Câmara)

DIANTE DESTE ATO DESUMANO PRATICADO CONTRA TODOS OS PROFESSORES CONTRATADOS, EM QUE O PREFEITO OBERDAM VEM DEMONSTRANDO TOTAL INSENSIBILIDADE COM SEU PRÓXIMO, O SIMPROBAC REAFIRMA O SEU COMPROMISSO EM CONTINUAR NA LUTA POR UMA SOCIEDADE JUSTA, RESPEITANDO O DIREITO A SOBREVIVÊNCIA DIGNA DE CADA TRABALHADOR E DE CADA CIDADÃO.

“EDUCAÇÃO gera CONHECIMENTO, conhecimento gera SABEDORIA, e só um sábio pode mudar seu DESTINO.”
(Samuel Lima)