O Simprobac

SIMPROBAC: Luta e Conquistas 

O que é um sindicato?
         
A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, “sindicus” denominava o “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação”; no grego, “syn-dicos” é aquele que defende a justiça.
O sindicalismo surgiu na Europa, no final do século XVIII, como forma de organização da classe trabalhadora que, naquele momento, estava submetida a rigoroso regime de exploração nas indústrias. Sendo um perigo à ordem pública, esse tipo de organização dos trabalhadores não era reconhecido pelo Estado, e, portanto, considerado crime. A Inglaterra foi o primeiro país a conceber o direito de organização da classe trabalhadora. Em 1864, a greve deixa de se constituir um crime e vários direitos são conquistados pelos trabalhadores.

Professores de Barra do Choça: história de luta



O  sindicato  dos  professores de  Barra do Choça (SIMPROBAC), fundado em 11 de dezembro de 2004, nasce da necessidade de organização dos Professores Municipais, da defesa de seus direitos e pela luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Apesar de sua criação ter ocorrido recentemente, a história de luta dessa categoria não é recente. Ao longo da historia desses educadores, vários embates foram realizados com o intuito de reivindicarem direitos, como também de criar uma representação da categoria dos professores.
A década de 1990 marca esse início de discussões, que       culminou na primeira greve dos professores no ano de 1992. Essa foi, sem dúvida, a primeira grande mobilização da categoria que, desafiando uma administração que, na época, ameaçava o movimento com o slogan “a caneta que admite é a mesma que demite”, saiu às ruas reivindicando direitos, como também contestando o autoritarismo da prefeitura perante os professores.
Como punição para os que ousaram desafiar a administração municipal, alguns professores foram demitidos e outros foram transferidos para escolas distantes da sede do município. Independentemente dos resultados do movimento, a greve de 1992 representa um marco importante na história de luta dos professores de Barra do Choça, pois foi o referencial para as discussões da categoria nos anos subseqüentes.

A consolidação de um sindicato

Foi ao longo dos anos de 2003 e final de 2004 que a categoria, mesmo vivenciando um período de campanha eleitoral Municipal, reuniu forças para, finalmente, fundar uma das instituições de maior credibilidade no município e região, o SIMPROBAC (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça). No bojo das discussões, alguns professores despontaram, passando a ser os principais personagens da fundação do sindicato. No entanto, foi por conta da vontade da categoria de criar uma entidade que a representasse, que no dia 29/11/2004 ocorreu uma assembleia com a aprovação da proposta de criação do sindicato. Assim, foram criadas comissões com o objetivo de elaborar o estatuto sindical, registrar a instituição e organizar a primeira eleição para a escolha dos membros da diretoria.
Foi inscrita somente uma chapa intitulada “Novos Rumos” que concorreu na eleição realizada no mês de dezembro de 2005, sendo, portanto, aprovada pela maioria dos filiados.
Assim, estava formada a primeira diretoria do sindicato (Foto ao lado), composta pelos professores José Francisco do Santos, Isabel Cristina Rodrigues, Marcos Viana de Oliveira, Solange Novais, Leilane Rangel, Cremilda Ramos, Alessandra Dias, Terezinha de Lima, Flávio Gomes, Fábio Andrade, Dalmácia Lima, Selma Dias, Edite Dias e Gilmário Côrtes. Enfim, com a diretoria formada, o SIMPROBAC inicia suas atividades no ano de 2005. Além da diretoria, a categoria escolheu cinco membros para composição do Conselho Fiscal cuja atribuição é fiscalizar as contas do sindicato. Os professores Jorge Parangaba, José Marcos Machado, Vera Belinato, Marli Pires e Eliene Marques formaram o primeiro Conselho Fiscal do SIMPROBAC.

Desafios e conquistas da primeira diretoria

O primeiro grande desafio havia sido vencido. No entanto, os problemas enfrentados pela categoria eram inúmeros, assim como os desafios da primeira diretoria. Traçando metas, o SIMPROBAC elaborou um plano de ação, providenciou sua sede e realizou o seu aparelhamento. O objetivo foi a construção de uma identidade sindical onde seus membros pudessem depositar esperanças e reivindicar seus direitos. Assim, o SIMPROBAC apresenta para a administração municipal suas primeiras reivindicações, entre as quais as mais importantes foram a realização de eleição para direção escolar; liberação dos membros da diretoria; transporte para os professores; reformulação do Plano de Carreira; enquadramento e designação dos professores; criação do Plano Decenal de Educação; Contrato digno para professores; reajuste salarial digno para professores efetivos e contratados.
As negociações no primeiro ano do sindicato foram tranquilas. No entanto, nos anos seguintes, a administração se negava a aceitar as reivindicações apresentadas pela categoria. Isso resultou em paralisações e manifestações (Foto ao lado), com o intuito de sensibilizar o poder público frente aos anseios dos professores. Nos anos seguintes, somaram-se    as   conquistas    da categoria   em  função da mobilização coordenada pela Diretoria do SIMPROBAC.

Lutas acirradas

O acirramento da luta da categoria se tornou mais evidente no ano de 2009, quando os professores viram seus direitos ameaçados frente ao descaso e truculência da administração. A concessão de reajuste salarial irrisório e desrespeito aos direitos dos professores obrigaram a categoria a reagir com paralisações, manifestações e uma greve que durou quase dois meses. Essa mobilização foi importante, pois significou a afirmação do SIMPROBAC e reconhecimento do seu poder frente à população. Apesar do descaso da administração com os educadores, o SIMPROBAC se mantém forte, demonstrando para a sociedade a necessidade de organização da classe trabalhadora, para que a mesma possa lutar por valorização e garantia de direitos.

No ano de 2012 foi realizada a quarta eleição da diretoria do SIMPROBAC para a gestão 2013-2015. A atual diretoria é constituída por seis membros titulares dos quais os professores  Fábio Andrade, José Marcos Machado, Emanoel Conceição Lenares, Cleonice Lima Santos Araújo e Nivaldo Conceição Lenares atuam efetivamente por se encontrar disponibilizados para tal.


Ações sociais do SIMPROBAC


Além da luta por direitos, o SIMPROBAC sempre se mostrou sensível aos problemas sociais de Barra do Choça.
Conheça algumas ações desenvolvidas pela entidade:
 
  •  Campanha de doação de sangue (2009);
  • Campanha do Agasalho (2009 e 2010);
  • Campanha do alimento e de doação de brinquedos para crianças carentes (2009).
  • Participação em mobilização em prol da garantia dos direitos de trabalhadores públicos municipais (2009); 
  •  Realização de debate político em rádio entre os candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2012;
  •  Manifestação em defesa dos direitos dos cidadãos de Barra do Choça (2013);
  • Organização de curso preparatório, para candidatos no processo seletivo para funcionários da educação (2011);
  • Participação nas discussões sobre os limites territoriais do município de Barra Choça.
SIMPROBAC: 10 anos de Luta e Conquistas!


O ano de 2014 é especial para o Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça (SIMPROBAC), pois a entidade está completando seus 10 anos de fundação.
Ao longo desta década, a luta do Sindicato resultou em inúmeras conquistas para a categoria e para o ensino de Barra do Choça.


Conheça as principais conquistas do SIMPROBAC ao longo de 1 (uma) década de luta.