quarta-feira, 28 de maio de 2014

Projeto de Lei sobre gratificações para professores contratados é encaminhado para Câmara de Vereadores

No dia 26 de maio, foi encaminhado à Câmara de Vereadores o Projeto de lei nº 15/2014, que dispõe sobre concessão de abono salarial de R$ 100,00 (cem reais) para professores contratados de Barra do Choça. O referido abono é uma das conquistas da categoria na Campanha Salarial de 2014.
Segundo o acordo feito entre o SIMPROBAC e a Administração Municipal, o pagamento será efetuado a partir do mês de julho do corrente até o final do contrato.

O SIMPROBAC manterá a luta pela manutenção deste direito e conquista de demais direitos aos professores contratados de Barra do Choça.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Campanha Salarial 2014 e a reconquista de direitos dos professores contratados


A valorização dos professores contratados foi uma das principais discussões desta Campanha Salarial. Esses profissionais representam cerca 45% da categoria e recebem remunerações na faixa de 1 (um) salário mínimo.
Ao longo de anos e à base de muitas lutas, esses professores conquistaram direitos que, por sua vez, têm  sido  atacados  pelo  governo   Oberdam, desde 2009.
A Campanha Salarial 2014 foi marcada por intenso debate e defesa da reconquista dos direitos, dentre os quais, a recuperação salarial desses profissionais que têm dado importante contribuição para a educação de Barra do Choça.
O SIMPROBAC continuará lutando por mais conquistas para esses professores.


Câmara de Vereadores teve importante participação nas negociações da Campanha Salarial de 2014

Nos últimos anos, a Câmara de Vereadores de Barra do Choça tem agido de forma relevante em relação à luta dos professores municipais.
Na Campanha Salarial de 2014, a Câmara, através da Comissão de Educação, foi participativa, cumprindo o seu dever aos interesses sociais.
À convite do SIMPROBAC, os vereadores também participaram das discussões junto à administração. Desta forma, a Câmara reafirma seu compromisso com as categorias de classe do município, como o SIMPROBAC, bem como proporciona maior dinamismo junto a população.
O Sindicato dos Professores agradece a participação da Câmara de Vereadores, através da efetiva participação da Comissão de Educação, através dos vereadores Paulo de Jesus, Francisco Amorim (Ticão) e Nil.  Deseja,  firmemente,  que  o  Legislativo Municipal continue a interagir com os setores organizados de nosso município, assegurando com esses segmentos, maior justiça social a quem mais precisa: a população de Barra do Choça.

domingo, 25 de maio de 2014

Mobilização dos professores e ações do SIMPROBAC foram responsáveis pelo sucesso da Campanha Salarial 2014

A Campanha Salarial dos professores municipais de Barra do Choça foi iniciada no mês de março. Ao todo foram dois meses de discussões com a realização de sete reuniões com Administração Municipal.
No início, o prefeito não atendia as reivindicações dos professores, inclusive questões que foram negociadas no ano de 2013.
Apesar da indisposição da Administração para avançar em suas propostas, ao final, a categoria obteve várias conquistas que, por sua vez, evidenciam o sucesso da Campanha Salarial. Essa vitória não teria ocorrido sem a mobilização dos professores e as ações da diretoria do SIMPROBAC através de seu intenso trabalho de panfletagem, carro de som, programa de rádio, conversa com a comunidade;
Além disso, a Câmara de Vereadores foi importante, pois sua ação foi responsável pelo reinício das negociações com o Governo Municipal.

Veja o resumo das conquistas da categoria na Campanha Salarial 2014:


Diante do quadro acima, percebe-se o quanto o SIMPROBAC avançou nas negociações, principalmente em relação aos professores contratados.
O SIMPROBAC parabeniza a categoria pelo empenho e vitória em mais uma etapa desta luta.
Também agradece e parabeniza à Câmara de Vereadores pela participação no processo de negociação.
A categoria agradece a comunidade de Barra do Choça pelo apoio e compreensão e se coloca à disposição para maiores discussões.

sábado, 24 de maio de 2014

Com salário reajustado para 14 mil reais, prefeito de Barra do Choça é um dos mais bem pagos do Brasil

Em setembro de 2012, o prefeito municipal de Barra do Choça sancionou a lei nº 225/212, que reajustou o seu salário para 14 mil reais. Isso, conforme tabela abaixo, o coloca entre os prefeitos mais bem pagos do Brasil. A lei, que também concede reajuste ao vice-prefeito e secretários, autoriza correções anuais de seus respectivos vencimentos.
Como se percebe, o salário do prefeito de Barra do Choça está bem próximo dos salários de prefeitos das principais capitais brasileiras. O que mais chama atenção é o fato de seu salário, no ano de 2013 (14 mil reais), ser superior ao do prefeito do Rio de janeiro (13,96 mil reais), segunda maior município do Brasil.

A lei foi publicada no Diário Oficial do Município de Barra do Choça, em 06 de novembro de 2013. Para acessá-la click AQUI!
Prefeitura de Barra do Choça faz descontos ilegais em salários dos professores

No mês de abril, a Prefeitura Municipal de Barra do Choça, sem comunicar oficialmente ao SIMPROBAC, efetuou o desconto da contribuição anual (antigo imposto sindical) nos salário dos professores.  Tal desconto é ilegal, uma vez que o SIMPROBAC não é filiado a nenhuma outra entidade (sindicato, central sindical, federação sindical).
Além disso, esse ato ocorreu de forma autoritária e truculenta, pois os professores e diretoria do Sindicato não foram consultados e nem informados sobre o referido desconto.
O SIMPROBAC, através de sua assessoria jurídica, tomará as medidas legais cabíveis para que esses valores sejam devolvidos aos professores.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Secretaria  de  Educação   publicou   nova portaria de enquadramento 

Na última quarta (21/05) a Secretaria Municipal de Educação (Semed) publicou a portaria nº 36, que abre vagas para enquadramento dos professores na jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais.
Ao todo, são disponibilizadas 30 (trinta) vagas da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental.
Os interessados devem fazer a solicitação do enquadramento junto a Semed, por meio do preenchimento do Requerimento de Direitos e Vantagens (RDV). O prazo para os pedidos é de 30 (trinta) dias, à partir da publicação da portaria.
As demais informações sobre o processo estão disponíveis na portaria abaixo:


domingo, 18 de maio de 2014

Momento SIMPROBAC discutirá o fechamento da Campanha Salarial 2014


Momento SIMPROBAC é o programa de rádio do Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça. O mesmo é produzido e apresentado pelos professores José Marcos Machado e Fábio Andrade e vai ao ar às segundas-feiras, às 13:00h, na rádio Nova Dimensão FM.

Nesta segunda (19/05), o programa discutirá as principais questões relativas à Campanha Salarial dos professores municipais.
Confira programação:

Ø  Governo Oberdam avança nas negociações e professores encerram a Campanha Salarial;
Ø  Câmara de Vereadores foi decisiva para o processo de negociação;
Ø  Campanha Salarial 2014 é marcada pela reconquista de direitos dos professores contratados;
Ø  SIMPROBAC participa de reunião sobre segurança nas escolas de Barra do Choça
Ø   Operação da Polícia Federal prende prefeitos baianos por desvio de dinheiro do Fundeb.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Chega ao fim a greve dos professores municipais de Vitória da Conquista 

A greve dos Profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista foi encerrada na tarde desta sexta-feira,16, depois de vinte e três dias de paralisação. A decisão foi tomada em assembleia, após o governo atender a solicitação da categoria de reabrir as negociações. A reunião foi realizada na última quinta-feira, 15, com a comissão de negociação (composta pela diretoria do SIMMP e membros da base), na sede da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
Na assembleia, a diretoria do SIMMP apresentou o resultado da reunião, formalizado pela PMVC por meio do ofício nº 58/2014, que conta das seguintes propostas: será instaurada uma comissão, imediatamente, para elaborar a reformulação do Plano de Carreira, cujo trabalho deve ser concluso até outubro de 2014, com vigência a partir de 2015; na mesma comissão, também será discutido o cumprimento integral da Lei do Piso. Ficou garantida a manutenção do incentivo de 16,32% para os professores que atuam no ensino fundamental (séries iniciais) e na Educação Infantil.
“Nós aceitamos a proposição do governo, mas, continuaremos em alerta. Nós aguardamos os avanços a partir do trabalho da comissão. A categoria acompanhará todas as discussões e, caso as nossas proposições não sejam atendidas, poderemos deflagrar nova greve a qualquer momento”, enfatizou a presidente do SIMMP, Geanne Oliveira.
Quanto ao reajuste salarial, a prefeitura encaminhará a sua proposição inicial para a Câmara de Vereadores, na segunda-feira.
A categoria retornará às atividades normais a partir da próxima segunda-feira, (19/05).

Fonte: simmp
Polícia   Federal   prende   19   acusados  de desviar dinheiro da educação na Bahia

No dia 13 de maio, a Polícia Federal prendeu 19 pessoas acusadas de fazer parte de uma quadrilha que chegou a desviar R$ 70 milhões de reais da educação básica em cerca de 20 municípios da Bahia.  Foram dois anos de investigação.
Entre os suspeitos presos estão prefeitos, ex-prefeitos, secretários, empresários e funcionários públicos.
O desvio do dinheiro da educação ocorria quando a verba era repassada a empresas de fachada, por meio de licitações e contratos fraudulentos.
“Nós temos provas e informações que vão nos levar a outros municípios", alerta José Nogueira Elpídio, delegado da Polícia Federal.
Com informações do g1.globo.com

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Professores municipais encerram a Campanha Salarial e põem fim às paralisações e possibilidade de greve

Em assembleia realizada nesta quarta (14/05), a categoria dos professores municipais encerrou a Campanha Salarial 2014, o que pôs fim às paralisações e possibilidade de greve. A partir de amanhã (15/05) as aulas retornarão ao normal.
A decisão ocorreu devido aos avanços nas negociações em relação aos projetos de lei e à valorização dos professores contratados.
A diretoria do SIMPROBAC agradece e parabeniza os professores pelo empenho na luta. Tal fator foi fundamental para o sucesso da Campanha.
Também agradece e parabeniza a Câmara de Vereadores, através da Comissão de Educação, cuja participação foi importante para a reabertura do diálogo entre o SIMPROBAC e gestão municipal.
Por fim, a categoria dos professores, por meio do SIMPROBAC, agradece à toda a comunidade de Barra do Choça pelo apoio e compreensão em relação à luta dos profissionais da educação.
Os detalhes do encerramento da Campanha Salarial serão discutidos no programa de rádio MOMENTO SIMPROBAC, na próxima segunda-feira (19/05), a partir da 13:00h, na rádio Nova Dimensão FM.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Comunicado

Informamos que, conforme deliberação da última assembleia, na próxima quarta-feira (14/05) não haverá aula nas creches e escolas municipais de Barra do Choça. Na data em questão, a categoria se reunirá em assembleia para discutir a Campanha Salarial e deliberar sobre os rumos do movimento.
O possível retorno às atividades poderá ocorrer à partir de quinta-feira (15/05), caso a categoria feche a Campanha Salarial 2014.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Avanços nas negociações podem pôr fim à possibilidade de greve dos professores

Nesta segunda-feira  (12/05), o SIMPROBAC realizou a sétima rodada de negociação com o prefeito Oberdam e sua equipe. Na oportunidade,  a diretoria do SIMPROBAC esclareceu ao governo municipal as deliberações da última assembleia.
Foram mais de quatro horas de reunião na qual Sindicato e Governo Municipal discutiram as pautas por meio da análise de dados financeiros. Ao final, a Administração avançou em suas propostas, principalmente em relação a valorização dos professores contratados.
O SIMPROBAC agradece a todos envolvidos nas discussões, especialmente, aos vereadores que, sensíveis à luta da categoria, não mediram esforços para que se estabelecesse o canal de diálogo entre os professores e o prefeito Oberdam. Durante todo o tempo, dezenas de professores se concentraram no prédio da prefeitura aguardando o desfecho da reunião.
Além da diretoria do SIMPROBAC e da Administração Municipal, participaram da reunião os professores José Francisco e Wilson de Macêdo, os vereadores Paulo de Jesus, Nil, Anaelton, Francisco Amorim (Ticão) e Ronaldo Lima.

As propostas apresentadas pelo prefeito Oberdam serão discutidas pela categoria em assembleia na próxima quarta-feira (14/05), à partir da 8:00h no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça.

sábado, 10 de maio de 2014

Professores municipais poderão entrar em greve na próxima quarta- feira
O SIMPROBAC (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça) informa a comunidade  que nesta segunda-feira não haverá aula, pois os professores estarão mobilizados para negociarem com o prefeito Oberdam e sua equipe. Retornaremos às aulas na terça-feira.
Ainda em tempo, informamos que, caso o prefeito não avance nas negociações, os professores serão obrigados a entrarem em greve por tempo indeterminado na próxima quarta-feira, conforme aprovação em assembleia no último dia 09.
O SIMPROBAC agradece a compreensão e apoio de todos e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos.

Aluno sem aula, professor na rua, prefeito Oberdam, a culpa é sua!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

SIMMP solicita CPI da educação em Vitória da Conquista

O Sindicato do Magistério de Vitória da Conquista (Simmp) protocolou um ofício solicitando a abertura de uma CPI da Educação aos vereadores de Vitória da Conquista. A solicitação foi feita durante a sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (7).
Segundo a presidente do Simmp, Geanne Oliveira, “não cabe ao sindicato realizar investigações sobre o caso. Cabe ao sindicato realizar a denúncia. E a denúncia foi feita. Agora esperamos que os vereadores se conscientizem da importância dessas investigações, independente se for uma CPI ou quaisquer outra ação”.
Além da identificação de uma diferença na folha da Secretaria de Educação de mais de R$ 24 milhões por anohttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png, o Simmp elencou outros motivos para a abertura de investigação:
Profissionais contatados sem função definida na secretaria, funcionários de outras secretarias recebendo salário da Educação, mais de R$2 milhões perdidos com o fardamento com chip, transporte escolar ruim, escolas sucateadas e material didático insuficiente.


terça-feira, 6 de maio de 2014

SIMPROBAC realizará assembleia extraordinária na próxima sexta-feira
Na próxima sexta-feira (09 de maio), a categoria dos professores municipais de Barra do Choça se reunirão novamente em assembleia da categoria. O objetivo da mesma é avaliar os resultados das últimas negociações entre o SIMPROBAC e a Administração Municipal.

Confira a convocação:

Edital nº 006/2014
ASSEMBLEIA GERAL

O Sindicato dos Professores Municipais,  Seção  Sindical  de  Barra do Choça - Estado da Bahia (SIMPROBAC), entidade Sindical de 1º Grau, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 07.256.349-000138, telefone (77) 9917-5350 e 436-2636, sito  na  Rua Juracy Magalhães, nº 104, Ap.- 1  Centro, Barra  do Choça, Bahia, CEP 45.120-000, vem por meio deste convidar todos os professores e especialistas em educação do Magistério Público Municipal a se reunirem em assembleia ordinária, que se realizará no dia 09 de maio de 2014, (sexta-feira),  das 13:30h às 17:00h, no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça:   

1.      Informes;
2.       Campanha Salarial 2014;
3.       Desconto irregular de imposto sindical anual;
4.      O que ocorrer.

OBS. Se não houver quórum em primeira convocação, instalar-se-á a assembleia em segunda convocação, com qualquer número, às 14:00h, no mesmo dia.

                                                                                        Barra do Choça, 06 de maio de 2014.

Nivaldo Conceição Lenares
Diretor Coordenador da Secretaria de Organização Sindical                                                                                                      
Administração Municipal  atrasa novamente o pagamento dos salários dos professores

Mais uma vez a Administração Municipal atrasa o pagamento dos salários do professores. Até a manhã desta terça-feira (06/05) os educadores de Barra do Choça ainda não tinham seus salários depositado em suas respectivas contas.
Apesar da Gestão Municipal se encontrar dentro do prazo legal para o pagamento (até o quinto dia útil do mês) tal fato é imoral, pois os recursos da educação sempre chegam nos prazos corretos. Além disso, não foram prestados os devidos esclarecimentos à esses pais e mães de famílias que esperam ansiosamente pelo recebimento de suas remunerações.
A categoria não compreende o porquê do atraso, uma vez que os recursos do Fundeb são repassados para o município dentro dos prazos.

Desse modo, é necessário maior compromisso e respeito com os professores demais servidores do município.

domingo, 4 de maio de 2014

Professores municipais poderão entrar em greve nesta semana
Em assembleia realizada no dia 24 de abril, os professores da Rede Municipal de Ensino de Barra do Choça aprovaram o indicativo de greve. Desse modo, a categoria poderá deflagrar greve por tempo indeterminado nesta semana, caso a Administração Municipal não apresente avanços satisfatórios nas negociações.
Após intervenção da Câmara de Vereadores, por meio da Comissão de Educação, o prefeito Oberdan e sua equipe se reuniram com a diretoria do SIMPROBAC, na última quarta-feira (3/04), a fim de discutir a pauta de reivindicações dos professores. Na oportunidade, o gestor apontou a possibilidade de avançar em alguns pontos da pauta.
Uma nova reunião ficou agenda para a próxima quarta-feira (07/05). Após a mesma, os professores se reunião em assembleia para discutir os rumos do movimento.

A categoria dos professores e a comunidade torcem para que ocorram avanços nas negociações, não sendo necessário a deflagração do movimento grevista.