terça-feira, 14 de outubro de 2014

15 de outubro: Dia do Professor

No Brasil, no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. Esse importante profissional é o responsável pela formação de todos os demais profissionais. Tal razão torna a profissão a mais nobre de todas as sociedades.
A origem da data está relacionada com a publicação de um Decreto pelo Imperador do Brasil D. Pedro I, em 15 de outubro de 1827, que criou o Ensino Elementar no Brasil. Mas foi somente no ano de 1947 que ocorreu a primeira comemoração de um dia especial ao professor.
O professor atua na construção do conhecimento, assumindo o papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem. Como promotor da aprendizagem, facilita o acesso aos dados e informações, ao conhecimento acumulado pela sociedade, orientando, executando e avaliando eventos, experiências e projetos, para que ocorra a construção do conhecimento. A sociedade e, principalmente, o poder público devem ter consciência da necessidade e importância dos professores, respeitando-os e os valorizando.
Atualmente, atuam mais de 500 professores no ensino em Barra do Choça. Esses profissionais, apesar de inúmeros problemas que enfrentam no seu dia a dia, realizam o seu trabalho com compromisso e eficiência, contribuindo para a formação dos cidadãos deste município.
Nesta data tão especial, o SIMPROBAC parabeniza à todos os professores de Barra do Choça e deseja sucesso em sua missão, uma das mais nobre de todas as sociedades.