Professores aguardam aprovação de quatro projetos de lei em 2013
Além do reajsute salarial, a discussão com a administração sobre quatro importantes projetos de lei é prioridade para a categoria dos professores. Esses projetos são referentes a redução do tempo da mudança de nível para 6 meses, regulamentação da atividade complementar, avaliação de desempenho, gratificações do 1º e 3º ano.
Redução do tempo para mudança de nível: atualmente o tempo para mudança de nível é de 1 ano. A redução desse tempo para 6 meses foi um dos compromissos assumidos pelo então candidato Oberdan durante sua última campanha eleitoral.
Regulamentação da atividade complementar (AC): a Lei do Piso Nacional estabelece que o professor deve ter 33% de sua carga horária destinadas as atividades de planejamento. No entanto, em Barra do Choça, o tempo destinado a essa atividade é de apenas 25%.
Avaliação de desempenho: durante a carreira, o salário do processo sofre acréscimos de 3% a cada 3 anos. No entanto, esse acréscimo está vinculado com uma avaliação do desempenho profissional do professor. Essa lei irá determinar os critérios utilizados nessa avaliação.
Gratificações do 1º e 3º ano: atualmente, somente os professores que lecionam no 2º ano recebem essa gratificação, apesar do ciclo de alfabetização se dá do 1° ao 3 anoº. Sendo Assim, o Simprobac tem lutado para que todos os profissionais envolvidos nessa etapa do ensino (1º ao 3º ano) sejam contemplados com a referida gratificação.