Pesquisa comprova:
investir em educação reduz a criminalidade
A potencialidade da escola como
um fator para influenciar o comportamento dos alunos e reduzir
a violência é comprovada pela economista Kalinca Léia
Becker em sua tese de doutorado realizada no programa de pós-graduação em
Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultutra Luiz de Queiroz
(Esalq) da USP, em Piracicaba. A pesquisa orientada por Ana Lúcia
Kassouf, professora do Departamento de Economia, Administração e
Sociologia (LES) da Esalq, mostra que quando ocorre o investimento de 1% na
educação, 0,1% do índice de criminalidade é reduzido.
“O objetivo geral do
trabalho foi analisar a relação entre a educação e a violência, observando se a
educação e a escola podem contribuir para reduzir a violência e o crime”,
comenta a pesquisadora.
A análise foi realizada
por meio da construção de dois ensaios. No primeiro, foram coletadas evidências
de que a atuação pública na área da educação poderia contribuir para reduzir o
crime no médio e longo prazo. Nesta etapa, foi mensurado o impacto do gasto
público em educação na redução da taxa de homicídios, utilizando dados dos
estados brasileiros, entre os anos de 2001 e 2009.
No segundo ensaio, que
foi financiado pelo programa “Observatório da Educação”, fruto da junção entre
o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foram analisados
alguns fatores do ambiente escolar e do seu entorno que poderiam contribuir
para a manifestação do comportamento violento dos alunos, a partir de dados
disponibilizados nas Provas Brasil de 2007 e 2009.
A pesquisa comprovou a
influência da educação no comportamento dos alunos. Constatou-se no primeiro
ensaio que quando ocorre o investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de
criminalidade é reduzido. Porém, para isso, é necessário que a escola funcione
como um espaço para desenvolver conhecimento,
pois, no segundo ensaio, foi observado que escolas com traços da violência,
como depredação do patrimônio, tráfico de drogas, atuação de gangues, entre
outros, podem influenciar a manifestação do comportamento agressivo nos alunos.
De acordo com os resultados obtidos, o contato com um meio onde
prevalecem ações violentas influencia diretamente o comportamento do aluno
dentro da escola. Sendo assim, as políticas públicas para reduzir o crime na
vizinhança da escola podem contribuir significativamente para reduzir a
agressividade dos alunos. “A escola pode, ainda, adotar medidas de segurança
para proteger os alunos nas suas imediações”, reforça.