quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mobilização reuniu centenas de funcionários da educação em Brasília

19A Mobilização Nacional dos Profissionais da Educação Pública reuniu, em frente ao MEC, em Brasília, cerca de 200 representantes dos sindicatos de todo o país, filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), para exigir o direito à formação e à valorização profissional dos funcionários.
A expectativa, segundo Edmílson Lamparina, coordenador do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, é mobilizar por mais investimentos, principalmente para a formação continuada, com a implementação da lei 12.796/2013, e para o programa Profuncionário, no qual estados e municípios oferecem cursos técnico-profissionalizantes para os funcionários das redes públicas do ensino básico.
A manifestação, pacífica, também cobrou a regulamentação do piso e das diretrizes nacionais para os planos de carreira dos profissionais da educação. A categoria é contra a terceirização e exige a realização de mais concursos públicos.

Após o ato no MEC, os representantes dos sindicatos estiveram no Congresso Nacional para pressionar os parlamentares e, no final do dia, a CNTE será recebida para uma audiência com o ministro da educação, Aloizio Mercadante.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Câmara de Vereadores aprova alterações na lei para eleição das direções de escolas e creches municipais

Na manhã desta terça (29/10), a Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária, aprovou em duas votações o projeto de lei que altera partes das regras para as eleições das direções das escolas e creches municipais de Barra do Choça.
As alterações na lei já eram reivindicações dos professores. No último ano, o Conselho Municipal de Educação iniciou as discussões e, posteriormente, a proposta foi encaminhada para a categoria que, em assembleia acrescentou sugestões. Após a provação pela assembleia, a minuta do projeto de lei foi encaminhada para a Administração Municipal que, por sua vez, a encaminhou para o Legislativo.
Entre as alterações, merecem destaque o direito ao voto do professor contratado e o direito a candidatura de professores que residem em outros municípios.
Para que as novas regras possam vigorar ainda nas eleições deste ano, a lei precisa ser sancionada pelo Executivo.

domingo, 27 de outubro de 2013

SIMPROBAC realiza festa em comemoração ao Dia do Professor

Na última sexta (25/10), no CEBC, a diretoria do Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça (SIMPROBAC) homenageou os seus professores filiados com uma grande festa. A abertura do evento ocorreu com um momento de oração e louvor, promovido pela Pastoral de Educação.

Em seguida, os convidados assistiram ao show de voz e violão do músico Israel Reis que encantou o público interpretando grandes sucessos da Música Popular Brasileira.

A festa prosseguiu com um grande momento dançante, promovido pela descontraída apresentação do professor cantor Marques Oliveira que tocou os grandes sucessos de Amado Batista.
Após o show, foi realizado o tão esperado sorteio de brindes. Ao todo foram sorteados mais de trinta presentes, entre secadores e pranchas para cabelo, batedeiras, liquidificadores, sanduicheiras, aparelho celular, faqueiro, churrasqueira elétrica, forno de micro-ondas e uma máquina de lavar roupas. Esse último foi o brinde mais cobiçado pelos presentes na festa.
Durante a confraternização, os convidados degustaram uma variedade de salgados, frutas, caldos, picolé, coquetel, refrigerante, além da tradicional cerveja.
Ao final, cada professor recebeu uma garrafa personalizada como lembrança.

A festa foi encerrado com muito forró, ao som da banda “Xiado Novo” que animou os professores com uma grande performance, envolvendo à todos até o último minuto deixando aquele “gostinho de quero mais”.

O SIMPROBA parabeniza, mais uma vez, à todos os educadores pelo seu dia.
Também agradece e parabeniza a Pastoral da Educação pela realização do importante momento de reflexão, e aos artistas que promoveram alegria e descontração com belíssimas apresentações.
Em apoio à Mobilização Nacional, professores de Barra do Choça paralisarão as atividades no dia 30 de outubro

Com base nas últimas discussões realizadas pela categoria, o SIMPROBC comunica a adesão à Mobilização Nacional dos Funcionários da Educação. Desse modo, convocamos os profissionais da educação de Barra do Choça à paralisarem as atividades no dia 30 de outubro, em apoio à Mobilização Nacional.
Confira o cartaz da mobilização:

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Após denúncia do SIMPROBAC, Administração Municipal resolve parcialmente problemas da Escola Idália Galdino

No dia 09 de outubro, o SIMPROBAC denunciou o abandono da Escola Idália Galdino pela Administração Municipal. Naquele momento, havia uma torre desativada nos fundos da escola que era constantemente escalada pelos alunos; um portão metálico deteriorado com material cortante exposto; uma fossa semi-aberta. 

Tais situações comprometiam a segurança das crianças que estudam na referida unidade de ensino.


Logo a após a denúncia, a Administração Municipal providenciou imediatamente a retirada da torre e a substituição do portão.


No entanto, ainda não foi feito o reparo na laje da fossa que continua semi-aberta e desabando, o que oferece riscos às crianças, principalmente da Educação Infantil, cujas idades variam entre 4 e 5 anos.

O SIMPROBAC parabeniza a Administração pela ação desenvolvida na Escola Municipal Idália Galdino. Mas reforça a necessidade da continuidade dos reparos, uma vez que a segurança das crianças ainda permanece comprometida.  

domingo, 20 de outubro de 2013

Sindicato dos professores de Vitória da Conquista realizará o 1° Encontro Regional da Intersindical 
Sudoeste-Bahia


SIMPROBAC discutiu com Câmara de Vereadores alterações na lei de eleição das direções das escolas e creches municipais


Atendendo ao convite dos vereadores, na última sexta (18/10) a diretoria do SIMPROBAC participou da reunião da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Barra do Choça. O objetivo foi discutir o projeto que altera a lei para eleição das direções das escolas e creches municipais. Na oportunidade, o SIMPROBAC esclareceu aos vereadores a necessidade da urgência da aprovação do projeto. Para que as alterações possam vigorar nas eleições deste ano, a lei precisa ser sancionada pelo prefeito ainda no mês de outubro. Relataram também que a categoria realizou as discussões dentro do cronograma. Por outro lado, a Administração Municipal não cumpriu os prazos e, por isso, atrasou o envio do projeto à Câmara.
Os vereadores se comprometeram a antecipar a votação do projeto por compreendem que o mesmo torna mais democrática a escolha dos diretores escolares.
O SIMPROBAC se coloca à disposição da Câmara e agradece aos vereadores pelo comprometimento nas discussões referentes à categoria.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SIMPROBAC realizará Assembleia Especial em homenagem ao Dia do Professor


No dia 15 de outubro foi comemorado o Dia dos Professores. Dessa forma, o Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça realizará uma Assembleia Especial para homenagear esse importante profissional.
A homenagem ocorrerá no dia 25 de outubro (sexta), à partir das 14:00h, no Centro Educacional de Barra do Choça. Na oportunidade, será realizado um momento de oração, um show de voz e violão e a participação especial do professor cantor Marques Oliveira. Além disso, o SIMPROBAC realizará o sorteio de brindes entre os seus filiados.
O SIMPROBAC parabeniza, mais uma vez, os professores por essa importante data, e convida à todos os filiados para participarem desse importante momento. Não perca: sua presença será muito importante!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 de outubro: Dia do Professor




domingo, 13 de outubro de 2013

Centro de Educação Infantil Sheila Teixeira realiza festa em comemoração ao Dia da Criança
 
Na última sexta (11/10), o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Sheila Teixeira, localizado no bairro Bela Vista, realizou uma grande festa em comemoração  ao Dia da Criança.
A festa foi movida por muita música e brincadeiras.

Além disso, a escola disponibilizou uma variedade de brinquedos para a diversão das crianças. 
Ao final, foi servido um apetitoso lanche e distribuída uma lembrança para cada aluno.
O CEMEI Sheila Teixeira atende aproximadamente 300 crianças da creche à pré-escola, de faixa etária de 0 à 5 anos.

O SIMPROBAC parabeniza a direção, coordenação, professores, monitores e demais funcionários da escola pela realização da festa e pelo brilhante trabalho desenvolvido.  São iniciativas como essa que demonstram compromisso com educação.
Parabéns!
Greve dos Bancários:
vitória da mobilização, ousadia e unidade

Seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro), a grande maioria das assembleias realizadas nesta sexta-feira (11) em todo o país aprovou a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), assim como os acordos específicos do Banco do Brasil e da Caixa, encerrando a maior greve da categoria nos últimos 20 anos. 

A proposta dos bancos eleva para 8,0% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários e demais verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Também aumenta de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR e avança em outras reivindicações econômicas e sociais.

A nova proposta da Fenaban, apresentada no 22º dia da greve e após 18 horas de duras negociações, avançou depois que os bancos recuaram da proposição inicial de compensar todos os dias de greve em 180 dias, aceitando compensar no máximo uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro - a partir da assinatura do acordo.


Ela inclui ainda quatro novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano, constituição de grupo de trabalho com especialistas para apurar as causas dos adoecimentos dos bancários e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50,00 por mês.
(Com informações da CUT)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CNTE promove Mobilização Nacional dos Funcionários da Educação no dia 30 de outubro


No dia 30 de outubro, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) promoverá mais uma Mobilização Nacional dos funcionários da Educação. O objetivo é fortalecer a luta pelo direito à formação e à valorização profissional dos funcionários, sob a pauta de mais investimentos para o programa Profuncionário; do cumprimento da Lei 12.796/2013; da realização de concurso público para acesso na carreira; contra a terceirização e pela regulamentação do piso e das diretrizes nacionais para os planos de carreira dos profissionais da educação.
Após um ato público em frente ao Ministério da Educação, representantes dos funcionários se deslocarão para o Congresso Nacional, onde visitarão os parlamentares responsáveis pela relatoria de projetos de interesse da categoria. Está prevista também audiência da CNTE com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Diante da importância das discussões, os professores de Barra do Choça vêm aderindo às mobilizações da  CNTE. Desse modo, a categoria, em assembleia futura, discutirá sobre a sua participação.
(Com informações da CNTE)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Abandono da Escola Idália Galdino pela Administração Municipal compromete a segurança dos estudantes


Nas constantes visitas realizadas nas escolas da zona rural de Barra do Choça, o SIMPROBAC tem constatado o descaso da atual Gestão Municipal em relação à falta de estrutura das unidades de ensino.
Um dos exemplos desse descaso ser refere à Escola Municipal Idália Galdino, localizada no povoado Santo Antônio II. Nos fundos da referida unidade de ensino há uma torre desativada que é escalada constantemente pelos estudantes, o que pode provocar algum acidente.
Outro grave problema é a existência de um buraco em parte de uma fossa que coloca em risco segurança das crianças.  A situação é ainda mais preocupante no turno vespertino, uma vez que a maioria dos estudantes possui idades entre quatro e seis anos. Além disso, é necessário que faça uma pintura, além de um aterro no pátio.

Também é necessário um reparo no portão que, há anos se encontra deteriorado. O mesmo possui material cortante e com ferrugem, o que pode ocasionar sérios acidentes às crianças.

O SIMPROBAC e a comunidade escolar do povoado Santo Antônio clamam ao prefeito Oberdan que trabalhe por melhorias na Escola Idália Galdino, pois “É COM TRABALHO QUE SE CONSTRÓI UM MUNICÍPIO MELHOR”! 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

CNTE lança nota pública contra agressão da PM a professores no Rio de Janeiro
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, entidade representativa de mais de 3 milhões de profissionais das redes públicas de ensino de educação básica no país, repudia, veementemente, a ação violenta da Polícia Militar do Rio de Janeiro contra professores da rede municipal de ensino, que ocupavam desde a semana passada a Câmara Municipal da cidade em protesto ao projeto de lei que versa sobre o Plano de Cargos e Salários da categoria, proposto pelo Prefeito Eduardo Paes.
A CNTE considera legítima a manifestação dos professores cariocas contra as medidas que visam fragilizar os direitos da categoria, e condena toda ação policial em desfavor de movimentos organizados por Sindicatos de Trabalhadores.
O Estado democrático de direito exige respeito às leis e às pessoas que protestam por direitos legítimos. A desocupação violenta por parte da polícia não condiz com o ordenamento constitucional, sendo uma ação ilegítima que feriu direitos individuais e coletivos de professores e do Sindicato da categoria.
Não é tolerável que após anos de luta pela democracia, o Estado e o Município do Rio de Janeiro voltem a tratar a organização da classe trabalhadora como caso de polícia, remontando o fascismo e ditadura que deveriam estar sepultados.
Pela liberdade e autonomia sindicais!
Contra a criminalização dos movimentos sociais e de trabalhadores!

Brasília, 30 de setembro de 2013
Roberto Franklin de Leão
Presidente da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
Registro de morte por Gripe Suína em Vitória da Conquista deixa Barra do Choça em estado de alerta 

Uma idosa morreu no dia 20 de agosto em Vitória da Conquista na Bahia. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a causa da morte é a gripe H1N1, conhecida popularmente por gripe Suína.
De acordo informações do site G1.globo.com , desde o início do ano até o dia 20 de agosto, a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 46 casos e 10 mortes, somado este novo caso.,
Devido a proximidade com Vitória da Conquista, esse fato traz preocupação para a comunidade de Barra do Choça, pois o vírus é transmitido facilmente através do ar.
O tratamento é realizado somente pelo sistema público de saúde que deve disponibilizar a  vacina.

O esquema abaixo explica as principais questões sobre a doença.

Diante dessa preocupação, é necessários se fazer os seguintes questionamentos:

  • O município de Barra do Choça está preparado para enfrentar um possível surto de Gripe Suína?
  • Caso ainda não esteja preparado, quais ações estão sendo tomadas pela Administração Municipal para enfrentar um possível surto da doença?

Estes questionamentos devem ser respondidos, urgentemente, pelo governo local. Por se tratar de extrema relevância para comunidade, o SIMPROBAC se coloca à disposição da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do seu programa de Rádio Momento SIMPROBAC, para que sejam feitos os devidos esclarecimentos à  população de Barra do Choça.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Escolas municipais realizarão grande festa em homenagem ao Dia do Professor 



No dia 15 de outubro se comemora o Dia dos Professores. Desse modo, as escolas municipais de Barra do Choça, através dos diretores e coordenadores, homenagearão esses importantes profissionais com uma grande festa, no dia 14 de outubro, no Rancho Uchôa.
Além de muita  comidas e bebidas, o evento terá muita música e o tradicional sorteio de brindes.
Segundo informações de diretores, a realização do evento conta com o apoio  do comércio local, agências bancárias, vereadores e Secretaria Municipal de Educação. Além disso, o Sindicato dos Professores sempre contribui para a realização da festa. 
O SIMPROBAC parabeniza os diretores e coordenadores das escolas municipais pela realização desse importante evento e reforça o convite aos professores de Barra do Choça.
Brasil é penúltimo colocado em valorização de professores

Um estudo inédito revelou a percepção da população de 21 países sobre o status social dos professores. A pesquisa mostra que os professores são mais valorizados na China, onde a importância da educação está enraizada na cultura da sociedade.
Depois da China, o ranking do status social dos professores mostra a Grécia em segundo lugar. O Brasil está em 20º, à frente apenas de Israel. 
De positivo, a pesquisa mostra que os brasileiros confiam nos professores, mas os entrevistados acreditam que o sistema educacional atrapalha o resultado do ensino. E 95% acham que os salários são muito baixos.
A pesquisa é da Fundação Varkey GEMS, de Londres, organização não-governamental criada para melhorar a educação para crianças carentes por meio de projetos de acesso à educação, programas de treinamento de professores.
(Com informações da CNTE e G1)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Município recebe mais de 240 mil reais para reforma de quadra do CEBC e após um ano e quatro meses, obra se encontra abandonada e sem previsão para conclusão


A reforma e cobertura da quadra poliesportiva do Centro Educacional de Barra do Choça (CEBC) sempre foi um sonho de professores e estudantes. No ano passado, isso pareceria estar próximo de sua realização, com o início das obras na referida quadra, pois o município recebeu um recurso federal de mais de 240 mil reais. No entanto, após dezesseis meses do início da reforma foi erguida somente uma parte da estrutura da cobertura.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o projeto prevê, além da cobertura, reforma das arquibancadas, do alambrado, dos vestiários e do piso da quadra, construção de uma quadra ao lado e um serviço de paisagismo.
No entanto, após dez meses da data prevista para conclusão, parece não haver certeza alguma de quando os estudantes poderão desfrutar da tão sonhada quadra coberta e reformada.

A parte da estrutura metálica erguida na última semana tenta, mas não consegue camuflar a realidade fácil de ser percebida: reformas do piso da quadra e vestiários que ainda não foram iniciadas; arquibancadas totalmente deterioradas; nenhuma evidência de construção de uma suposta quadra ao lado; inexistência de operários trabalhando.


Durante esses quase dois anos, a única coisa que evoluiu no local foi o mato, cuja presença evidencia claramente abandono da obra.
Enquanto isso, a comunidade escolar do CEBC se encontra sem um local próprio para a prática desportiva e para a realização de outros eventos. Pior ainda é o fato de não sabermos quando a reforma será concluída. A ineficiência da Administração Municipal na execução desse projeto é algo cabível de discussão pela comunidade de Barra do Choça, pois o município não está sendo capaz de cumprir os prazos estabelecidos pelo Governo Federal para a execução deste e de outros projetos, à exemplo da escola do bairro Primavera, cujo recurso de quase três milhões de reais foi enviado no ano de 2008 e após cinco anos não há previsão para conclusão do projeto.
Câmara de Vereadores aprova projeto de Lei da AC e redução do tempo da mudança nível dos professores

Na sessão da última quarta (02/10), a Câmara de Vereadores de Barra do Choça aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que regulamenta a Atividade Complementar (AC), o que adequa a carga horária dos profissionais da educação a Lei Federal nº 11.738/2008 (Lei do Piso Nacional). A AC é o tempo destinado às atividades de planejamento, estudo e pesquisados pelos professores.
 O projeto de lei também reduz o tempo para mudança de nível de um ano para seis meses.
A referida provação é importante para a categoria, pois garante melhores condições de trabalho, com a ampliação do tempo destinado á Atividade Complementar. Também possibilita maior valorização profissional, uma vez que ocorrerá a redução do tempo para mudança de nível.
Na mesma sessão, também foi realizada a leitura do projeto de lei que regulamenta o pagamento de 25% e o cumprimento de 8% da AC aos professores que lecionam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os projetos de lei em questão fazem parte de um conjunto de reivindicações da categoria na Campanha salarial 2013. Desse modo, a diretoria do SIMPROBAC parabeniza os professores de Barra do Choça por mais está conquista. A luta da categoria foi fundamental para que alcançássemos esse objetivo.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto de abastecimento de água elaborado pelo MPA beneficiará 500 famílias da zona rural de Barra do Choça

Há um ano, o Movimento do Pequeno Agricultor (MPA) foi contemplado pelo Programa Federal Água Para Todos. O projeto elaborado pelo movimento beneficiará, na primeira etapa, 180 famílias da localidade de Pau Brasil (Salinas 1) e, posteriormente, outras famílias das localidades de Cavadas.
Além da abertura do poço artesiano de alta capacidade, o projeto prevê a construção do sistema de distribuição de água que alcançará um raio de, aproximadamente, 10 quilômetro. Todo o projeto é custeado pelo governo federal através do programa Água Para Todos.
Segundo o Sr. Jocileno (dirigente do MPA local), o projeto é importante porque levará água em quantidade e qualidade par a população que, há anos, sofre com a precariedade do serviço
Apesar de o projeto ter sido elaborado pelo MPA, o sistema de abastecimento atenderá todos os moradores das localidades já mencionadas.
Segundo a coordenação do movimento, a inauguração do sistema de abastecimento está prevista para ocorrer, em no máximo, dois meses.
A construção da rede de abastecimento já está em fase se conclusão e necessita ainda da ligação da energia elétrica pela Coelba.
O SIMPROBAC parabeniza o Movimento do Pequeno Agricultor por mais essa conquista. São ações deste tipo que realmente contribuem com a melhoria da qualidade de vida da população.  


SIMPROBAC participa de reunião do Conselho Municipal de Educação


Na última quarta (25/09) os diretores sindicais José Marcos Machado e Fábio Andrade acompanharam mais uma sessão do Conselho Municipal de Educação (CME). Na oportunidade, os conselheiros discutiram a revisão do Regimento Interno do CME com o objetivo de adequá-lo à Legislação Federa. O presidente Antônio Carvalho também apresentou a proposta de desvincular a Câmara do Fundeb do CME e a criação do Conselho do Fundeb.
Após as discussões, o Conselheiro José Francisco dos Santos Neto propôs um tempo maior para que os membros realizassem um estudo da proposta com base na análise da legislação pertinente. Desse modo, foi agendada uma sessão extraordinária para o dia 21 de outubro para votação das propostas.

O diretoria do SIMPROBAC participará das próximas reuniões do CME com o objetivo de acompanhar esta e outras discussões.
Há mais de um mês, comunidade de Barra do Choça aguarda esclarecimento sobre o caso do lixo hospitalar abandonado nos fundos do hospital

No dia 20 de agosto de 2013, o setor de comunicação do SIMPROBAC denunciou para a comunidade, o abandono de lixo hospitalar altamente contaminante em uma rua nos fundos do hospital de Barra do Choça. Além da denúncia, foi solicitado, por meio de ofícios, a apuração e esclarecimentos do fato por parte da Vigilância Sanitária de Barra do Choça, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente. Além disso, foi solicitada da Câmara de Vereadores que a mesma realizasse a apuração junto aos órgãos competentes.
No entanto, já se passou mais de um mês e os órgãos da Administração Municipal ainda não esclareceram o episódio para a população. Apenas emitiu uma nota baseada em suposições que não esclarece nada para a comunidade.

Desse modo, o SIMPROBAC solicita que o Poder Público Municipal, em respeito à população e às leis, apresente os resultados da apuração desse fato bem como as medidas que estão sendo tomadas para que o episódio não possa mais se repetir.
Para acessar a matéria sobre o assunto, click AQUI!