quinta-feira, 21 de maio de 2015

Água de péssima qualidade e infraestrutura precária comprometem a saúde dos estudantes e a qualidade do ensino no Centro Educacional Jorge Delano

O CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR JORGE DELANO (CEPJD), escola da zona rural de Barra do Choça (Fazenda Pau Brasil), há muitos anos vem sofrendo com o descaso, completamente abandonada. Água insuficiente e de má qualidade, falta de infraestrutura, são alguns dos graves problemas vivenciados pela comunidade escolar.
A água que abastece a unidade de ensino provém de um poço (cisterna). Segundo informações da Direção da Escola, resíduos diversos são transportados para o referido poço através das chuvas, o que compromete a qualidade da água.
Mato e sujeira favorecem a procriação de ratos e demais insetos, e pode ser foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue. Dessa forma, comprometendo ainda mais, a qualidade da água servida aos estudantes.
Como se observa na foto acima, a água é “barrenta” e, como se percebe, imprópria para o consumo.

Há constante falta d’ água, pois o poço possui capacidade bastante limitada. Além de abastecer a escola, a cisterna, também, abastece a unidade de saúde que se encontra ao lado.
Atualmente, a escola está sendo precariamente abastecida por um caminhão pipa, pois a grande demanda levou a água do poço ao fim.
Segundo a Direção da Escola, o CEPJD necessita urgentemente de reforma no telhado, na fachada e em sua área de acesso, manutenção das redes elétrica e hidráulica, instalação de fechaduras nas portas, limpeza no seu redor.
Sobre o problema no telhado, fomos informados pela Direção que há a possibilidades de suspensão das aulas durante os períodos chuvosos, pois o elevado número de goteiras chega a inundar as salas.
Todas essas questões foram discutidas entre direção, coordenação, professores, estudantes, funcionários e pais de estudantes, o que levou a se cogitar até a paralisação das aulas.
Apesar dos inúmeros esforços da Direção através de reuniões com a comunidade e solicitações à Secretaria Municipal de Educação, os problemas não foram resolvidos. 
Também é importante esclarecer que o município recebe recursos específicos para reformas e manutenção de suas escolas, à exemplo do Salário Educação.

Enquanto o prefeito Oberdam e o Secretário de Educação Ricardo Amorim não tomam as devidas providências, a comunidade escolar do CEPJD continuará a sofrer com os seguintes problemas:
    ·   Comprometimento da saúde devido à insuficiência e a má qualidade da água;
    ·  Dificuldades para execução dos trabalhos escolares devido à precariedade da estrutura física da escola.

Este é apenas mais um dos casos existentes do descompromisso do Prefeito Oberdam com a Educação do Município de Barra do Choça.

SE É COM TRABALHO QUE SE CONSTRÓI UM MUNICÍPIO MELHOR, PREFEITO OBERDAM, ESTÁ NA HORA DE DEIXAR A PROPAGANDA DE LADO E, DE FATO, TRABALHAR!