terça-feira, 21 de maio de 2013

Um balanço da Campanha Salarial 2013
    A campanha salarial dos professores municipais de Barra do Choça foi iniciada com muita turbulência, tendo em vista a indisposição da administração em iniciar as negociações. Desta vez, além do reajuste salarial de 15%, a categoria lutava pela aprovação de projetos de quatro projetos de lei que garantiam direitos aos professores: Regulamentação da Avaliação de Desempenho, Mudança de Nível, Gratificações do 1° ao 3° ano, Regulamentação da Atividade Complementar.
Realizada a primeira rodada de negociação, a categoria decidiu pela suspensão das paralisações, uma vez que o prefeito Oberdan havia apresentado uma proposta para a categoria. Desse modo, os professores refizeram  a proposta de reajuste salarial que foi reduzida para 12%. Também, reafirmou a necessidade de aprovação dos quatro projetos de lei neste ano.
    Na segunda rodada de negociação, o prefeito Oberdan não se dispôs a avançar em nenhum dos pontos. Isso obrigou a categoria a retomar as paralisações parciais.
Ainda insatisfeita com as propostas da administração apresentadas na terceira rodada de negociação, a categoria aprovou o indicativo de greve e manutenção das paralisações.
No entanto, de forma desrespeitosa, a administração decidiu encerrar as negociações. Tal fato obrigou a categoria a intensificar as mobilizações.
    Essas mobilizações foram importantes, pois contribuíram para a presença do prefeito Oberdan na assembleia, no dia 10 de maio, a qual a categoria deflagraria a greve por tempo indeterminado. Além do prefeito, e secretários de educação e administração, a comunidade se fez presente e acompanhou as discussões. Diante dos inúmeros questionamentos da categoria, o prefeito Oberdan acatou as reivindicações e a assembleia aprovou o fim da campanha salarial 2013.

Veja como ficou o acordo entre Simprobac e a administração:

·    Concessão de reajuste salarial de 9%, com data base em abril.
·   Regulamentação da Lei da Atividade complementar e implementação da mesma no mês de maio.
·  Redução do tempo para mudança de nível para seis meses, a partir de julho, período em que será aprovada a lei.
· Discussão dos projetos de lei (criação do nível V no plano de carreira, avaliação de desempenho, gratificações do 1° ao 3° ano) a partir do mês de julho e enviou dos mesmos para aprovação na Câmara de Vereadores no mês de dezembro de 2013.

    O Simprobac avalia de forma positiva a campanha salarial 2013, uma vez que a categoria se mostrou motivada para as mobilizações, fato esse que responsável pelo sucesso da mesma. Assim, a diretoria do sindicato agradece os professores pelo empenho na luta e, desde já, a reforça a necessidade de mesma permanecer unida a fim de lutar pelos seus direitos e construir um educação de qualidade.
Também agradece à comunidade pelo apoio prestado aos professores.  Apoio este que também contribuiu para o sucesso da campanha
a Câmara de Vereadores pelo interesse e empenho nas discussões, o que demonstra uma comprometimento com a educação do município.
   Por fim, o simprobac parabeniza a administração pela sensibilidade em atender as reivindicações da categoria e se coloca a disposição para futuras discussões, uma vez que o objetivo maior do é construção de uma educação de qualidade e valorização dos profissionais da educação.