Falta de interesse pela
carreira de professor é comum em todo o país
A questão docente não é
uma preocupação apenas do Estado de São Paulo, mas um drama vivido em todo o
País. Estimativa recente aponta déficit de 170 mil professores de Matemática,
Física e Química. Mas estatísticas do Ministério da Educação (MEC) revelam uma
situação ainda mais grave: o número de interessados em ser professor está
caindo a cada ano, o que torna mais difícil suprir as demandas.
De 2006 a 2011, o número
de alunos que entraram em Licenciatura e Pedagogia caiu 7,5%. Em 2011, último
ano em que os dados estão disponíveis, foi registrado o menor volume de pessoas
que ingressaram nesses cursos desde 2004. Foram 662 mil matriculados em cursos
presenciais e na modalidade a distância em todo País.
O total de diplomados
interrompeu crescimento registrado entre 2000 e 2009. Desde então, já
apresentou queda de 11%. Em 2011, 358 mil pessoas formaram-se em Licenciatura
ou Pedagogia, formação padrão para atuação na educação básica (do ensino
infantil ao médio). Apesar de desaceleração no ritmo de formação, o número de
professores no País tem aumentado nos últimos três anos. Em 2012, existiam 2,1
milhões de docentes de educação básica.
A superintendente do
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cenpec), Anna Helena Altenfelder,
lembra de pesquisa recente da Fundação Carlos Chagas (FCC) que mostra que os
jovens não querem ser professores. "O estudante do ensino médio respeita o
professor, mas diz 'eu não quero', porque ele vê a dificuldade e a vida dos
docentes", afirma. "Há uma questão da precarização da atividade: do
salário, progressão na carreira à valorização social do magistério."
Perfil. Com esse contexto
negativo, a carreira docente não tem atraído, em geral, os alunos com melhor
desempenho no ensino médio. "O Estado de São Paulo, por exemplo, tem 98%
de seus professores formados nas instituições privadas, que em geral têm as
piores condições, professores menos qualificados e formam mal o aluno",
diz o professor de Educação da USP Romualdo Portella.