quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sindicatos,  movimentos sociais e população realizaram grande manifestação em defesa dos direitos dos cidadãos de Barra do Choça

Na última quarta feira (24/07), os cidadãos de bem de Barra do Choça, de forma pacífica e educada, ocuparam as principias ruas numa grande manifestação. A mobilização foi organizada pelo Simprobac (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça) em parceria com o Sinseb (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), MPA (Movimento do Pequeno Agricultor) e outros movimentos sociais.
O movimento teve como objetivo, manifestar sobre os diversos problemas enfrentados pela população de Barra do Choça e cobrar das autoridades, principalmente do prefeito Oberdan, melhorias para o município em áreas como saúde, educação, infraestrutura, esporte, saneamento básico, segurança, fim do nepotismo.
A concentração ocorreu na Praça Senhor do Bonfim, onde saíram em direção às professores, servidores públicos, pequenos agricultores, estudantes e demais pessoas da comunidade percorreram as principais ruas da cidade. Com faixas, cartazes e gritos de ordem, a população deu um belo exemplo de cidadania e mostrou a sua insatisfação com a política do governo Oberdan.
Após passarem em frente aos principais órgãos públicos, os manifestante se concentraram nas imediações da prefeitura municipal. Na oportunidade, os dirigentes sindicais, os representantes dos movimentos sociais e demais pessoas da comunidade cobraram mais atenção do poder público em relação ao município de Barra do Choça como também expressaram a sua indignação com a má gestão do governo Oberdan, seu desrespeito com as categorias profissionais e os demais cidadãos. Assim, realizaram a leitura de um documento contendo as principais reivindicações da comunidade. O mesmo foi entregue aos representantes da administração, uma vez que o prefeito Oberdan se encontrava na prefeitura.
A advogada do Simprobac  Luzia Helena, Sr. Joicileno (MPA) e diretores do Simprobac
                            
Ao final, de forma espontânea, a população fixou os cartazes com as suas reivindicações na fechada da prefeitura.


Como forma de garantir a segurança dos participantes, os Simprobac e Sinseb solicitaram apoio da polícia militar que acompanhou o avento, sem a necessidade de intervenção devido a postura educada dos barrachocenses.

A comunidade de Barra do Choça aguarda com ansiedade o posicionamento do prefeito Oberdan em relação aos atendimento de suas reivindicações.
Além dos meios de comunicação locais, a TV uesb se fez presente na realização da cobertura do movimento.

Nós  (Simprobac, o Sinseb, o MPA e demais movimentos sociais) agradecemos a participação da população e a parabenizamos por seu exemplo de cidadania e civilidade. Assim, nos colocamos à disposição da comunidade e do poder público para as discussões  e reafirmamos a necessidade da união dos cidadãos de bem em prol da melhoria do nosso município. Caso o prefeito Oberdan não atenda as reinvidicações da comunidade, estaremos, mais uma vez, mobilizando a população, uma vez que o gestor foi eleito para administrar o dinheiro público de forma responsável para atender aos cidadãos do município.