quinta-feira, 18 de junho de 2015

Escola Santo André: mais um exemplo do descaso do Prefeito Oberdam com a Educação de Barra do Choça

Atendendo ao convite da Associação dos Produtores Rurais do Morro de São Paulo (zona rural do município de Barra do Choça), o SIMPROBAC participou de uma reunião, no dia 31 de maio, na qual foram discutidos os principais problemas da comunidade.
O tema central da discussão foi a situação que a comunidade escolar do Morro de São (zona rural do município de Barra do Choça) está sendo submetida pelo governo Oberdam. Os estudantes da Escola Municipal Santo André convivem há anos com uma situação preocupante: a escola funciona de forma improvisada, em um local cedido pela comunidade e que não oferece nenhuma condição para a prática educativa.
A “escola” não possui ventilação. Também não possui banheiro. Os estudantes precisam fazer as suas necessidades fisiológicas no “mato”. Também não há local para preparação da merenda. O armazenamento e preparação do alimentação é feito em local cedido por um dos moradores da comunidade. Além disso, a comunidade é que arca com as despesas de água e energia, cuja responsabilidade é da prefeitura municipal.

   Foto: local de funcionamento da escola

Outro grave problema é a existência de um poço ao lado da escola, com profundidade superior a 5 (cinco) metros. O fato do local de funcionamento da escola não possuir muro, crianças de 4 anos de idade ficam expostos ao risco de acidentes.
       Foto: poço localizado a pouco metros da escola

Segundo relatos dos moradores da localidade, há pelo menos três anos a escola funcionou de forma improvisada em uma garagem. Sensibilizada com a situação, a associação de moradores disponibilizou um espaço (uma capela) para o funcionamento, bem como solicitou da Administração municipal a construção de um espaço adequado.
Mesmo diante da necessidade da comunidade, o Prefeito Oberdam não cumpriu o seu papel de gestor público, pois não se responsabilizou pela construção da unidade de ensino.
      Foto: garagem onde a escola funcionou até o ano de 2014

Segundo representantes da comunidade, foi feito um acordo (de boca) no qual a Secretaria de Educação apenas “doaria” parte do material e a comunidade se responsabilizaria em executar a obra. Como de costume, o prefeito Oberdam e o secretário Ricardo Amorim não cumpriram suas partes do acordo, pois forneceram, somente até o final do mês de fevereiro, apenas uma pequena parcela do material. Desse modo, a obra que já deveria ter sido concluída ainda se encontra inacabada. Enquanto isso, cerca de 20 crianças estudam em um espaço sem a mínima estrutura necessária.
    Foto: obra da escola paralisada por falta de de material  construção

De acordo com os representantes da comunidades, o abandono por parte do prefeito Oberdam não é recente, o mesmo ocorre em outras áreas como saúde e infraestrutura. Como exemplo, foi relatado a falta de agente comunitário e unidade de saúde, problemas que comprometem a qualidade de vida dos moradores. Somado a isso, ainda há as péssimas condições das estradas, o que dificulta até o transporte dos estudantes.
Todos esses problemas apresentados, especialmente o descaso com a educação, mostram o descompromisso do Prefeito Oberdam e do secretário Ricardo Amorim com a comunidade do Morro de São Paulo. Trata-se de um atentado aos direitos dos cidadãos e a dignidade humana.


SE É COM TRABALHO QUE SE CONSTRÓI UM MUNICÍPIO MELHOR, O PREFEITO OBERDAM E O SECRETÁRIO RICARDO AMORIM PRECISAM DEIXAR A PROPAGANDA E OS DISCURSOS DEMAGÓGICOS DE LADO E, DE FATO, COMEÇAREM A TRABALHAR!