quinta-feira, 4 de junho de 2015

SIMPROBAC e SINSEB realizam audiência pública para discussão dos processos grevistas


Na última quarta-feira (03/06) o SIMPROBAC (Sindicato dos Professores Municipais de Barra do Choça) e SINSEB (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barra do Choça) realizaram uma audiência pública para discussão dos processos grevistas dos professores e demais servidores públicos.
A abertura ocorreu com um momento de oração proferido pela professora Dyene Loren. Posteriormente, foi composta a mesa com os representantes sindicais Fábio Andrade (SIMPROBAC) e Aline Araújo (SINSEB), o Vereador Paulo de Jesus (Presidente da Comissão de Educação da Câmara), a Senhora Vera Lúcia Simões (representante de pais de estudantes), o Sr. Cristiano, advogado da administração municipal.
O prefeito Oberdam e o secretário de educação Ricardo Amorim foram convidados, porém não compareceram. Apenas enviaram o seu assessor jurídico como mensageiro. O mesmo apresentou os ofícios enviados aos sindicatos nos quais o prefeito Oberdam comunica o encerramento das negociações e que entrou com ação judicial contra os processos grevistas.
Iniciadas as discussões, os diretores do SIMPROBAC e do SINSEB fizeram um resumo das campanhas salariais dos professores e demais funcionários. Fábio Andrade, diretor do SIMPROBAC, pontuou as reivindicações dos professores e destacou que a Campanha Salarial da Categoria envolve, além da valorização profissional, questões relacionadas com a saúde dos profissionais da educação, a regularização dos repasses do INSS e o cumprimento de leis e acordos.

Fábio Andrade: diretor do SIMPROBAC

Aline Araújo, representante do SINSEB, fez um balanço da gestão financeira do município. Os dados apresentados evidenciaram que Barra do Choça se encontra em situação privilegiada em relação a arrecadação dos recursos financeiros. “A crise em questão é de gestão, pois o prefeito Oberdam não tem administrado as verbas públicas de modo a proporcionar valorização profissional e qualidade na prestação dos serviços públicos aos cidadãos barrachocenses”, afirmou a diretora sindical.  

    Aline Araújo: representante do SINSEB

A senhora Vera Lúcia relatou a preocupação dos pais dos estudantes com os possíveis prejuízos da greve dos professores. No entanto, reafirmou a legitimidade da luta dos educadores em prol de seus direitos.
    Sr. Vera Lúcia: representante de pais de estudantes

O vereador Paulo de Jesus relatou os esforços da Câmara Municipal na intermediação da negociações entre os sindicatos e a Administração Municipal. Lamentou a ausência do prefeito Oberdam e afirmou que o legislativo cumprirá o seu papel em relação as denúncias apresentadas pelo SIMPROBAC e pelo SINSEB.
    Vereador Paulo de Jesus; representante da Câmara Municipal

No segundo momento, franquiada a palavras, professores e servidores públicos colocaram a insatisfação com a gestão do prefeito Oberdam bem como lamentaram a indisposição do mesmo para negociar com as categorias profissionais.
     Damião Reis: professor e representante da Associação Barrachocense de Integração do Deficiente

Apesar de demonstrar preocupação com os impactos dos movimentos grevistas, os pais de estudantes e demais membros da comunidade declararam apoio a luta dos professores e demais servidores. Também lamentaram a ausência do prefeito Oberdam, o que, segundo os mesmos, evidenciou o descompromisso e desrespeito do gestor com os funcionários e com a população de Barra do Choça.
Ao final, Fábio Andrade concluiu que os dados apresentados e a ausência do gestor comprovaram que os sindicatos estão certos e o único que não diz a verdade é o prefeito Oberdam.
Os representantes do SIMPROBAC e SINSEB afirmaram que os sindicatos estão preparados para a intensificação dos embates e que, mesmo com decisão judicial, continuarão com os movimentos grevistas.
Agradeceram aos presentes pela participação e convocaram os professores e servidores para a luta.
Além dos segmentos já mencionados, foram convidados os conselhos municipais, as Igrejas, a sociedade civil organizada e demais entidades e os meios de comunicação locais e regionais.
Todos os detalhes da audiência pública serão discutidos no programa de rádio MOMENTO SIMPROBAC, na próxima segunda-feira, às 13 horas, na Rádio Nova Dimensão FM (104,9).

Não percam!!!