terça-feira, 20 de agosto de 2013

Perigo: lixo hospitalar altamente contaminante é descartado de forma irregular nos fundos do hospital de Barra do Choça

Na última segunda (19/08) a produção do programa de rádio Momento Simprobac recebeu uma denúncia sobre o abandono de lixo hospitalar nos fundo do hospital de Barra do Choça.
Ao averiguar, fomos surpreendidos com uma grande quantidade de seringas usadas, agulhas, lancetas e outros materiais abandonados em uma rua nos fundos do hospital.

Essa irregularidade coloca em risco a saúde da população, principalmente das crianças, pois os materiais  servem de vetor para a contaminação de doenças como HIV e hepatites B e C.
Esse material em questão é classificado, segundo a Agência Nacional de Vigilância 

Sanitária (ANVISA), como perfurocortantes e o mesmo deve ser descartado no local em que foi gerado, separadamente e de maneira imediata após o seu uso, sempre em um recipiente específico, rígido e resistente a vazamentos e rupturas. Tal procedimento é importante e necessário, uma vez que o mesmo pode contaminar qualquer pessoa que manusear e/ou for perfurado por uma agulha, por exemplo.
Como se percebe, esses cuidados parecerem que não são tomados em Barra do Choça, pois, devido à razões desconhecidas, o descarte do lixo hospitalar não segue as normas estabelecidas pela ANVISA. Isso põe em risco a saúde da população que é exposta a materiais altamente contaminantes.
O programa de rádio Momento Simprobac estará acionando o poder público, afim de que o mesmo faça os devidos esclarecimentos à população. De antemão, no colocamos a disposição das autoridades para qualquer discussão.